30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (2022)

A América Latina é a parte do continente americano onde ficam os países que têm como língua oficial as latinas, no caso espanhol, português e francês. Do México à Argentina, é possível encontrar um pouco de tudo: impressionantes maravilhas naturais, fascinantes cidades históricas e gigantes cidades cosmopolitas com opções para todos os gostos.

Pensando nisso, o Guia da Semana listou 30 destinos na América Latina que você precisa colocar na sua lista de desejos. Confira:

  • Conheça os 21 lugares no Brasil que são considerados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO
  • 12 destinos paradisíacos para explorar no Caribe
  • 11 cidades fantásticas para conhecer no Norte da África
30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (1)

Foto: Shutterstock

Cataratas do Iguaçu | Brasil e Argentina

O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre o Paraná até a cidade de Foz do Iguaçu, que por sua vez faz fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. Ali, toda a água do rio forma o maior sistema de cataratas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O nome vem do Guarani: y significa água e ûasu significa grande. É possível ver as cataratas entrando a pé nos parques de preservação, tanto pela parte argentina, quanto pela brasileira. Também se pode fazer um passeio de barco perto das quedas ou apreciar a vista de helicóptero.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (2)

Foto: Shutterstock

Rio Amazonas | Brasil, Colômbia e Peru

O Rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo, e alguns especialistas também o consideram o maior em comprimento, mas há discordâncias sobre onde exatamente ele começa. Muitas pessoas fora do Brasil já consideram a corrente principal do Amazonas a partir do encontro entre os rios Mantaro, Apurímac, Ucayali e Marañón, no Peru. Já no Brasil, conhecemos como Amazonas o encontro entre o Solimões e o Rio Negro, no famoso Encontro das Águas, em Manaus. De qualquer forma, o Amazonas é uma maravilha natural por todo o ecossistema que permite existir ao seu redor. Uma das melhores formas de explorar suas águas e a vida que ela guarda é se estabelecendo em Manaus, no Brasil.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (3)

Foto: Shutterstock

Cidade do México | México

A capital mexicana é, ao lado de São Paulo, a maior cidade da América Latina e um destino imperdível para os amantes de arte, cultura e história. Entre ruínas de grandes cidades astecas e palácios de arquitetura espetacular, a Cidade do México mescla de forma única a cultura trazida pelos europeus com aquela que já existia por ali centenas de anos antes. Por lá, também não faltam museus, vistas incríveis, parques e vida noturna. Além disso, fica a pouco mais de 40 quilômetros de Teothuacán, um complexo de pirâmides e ruínas do que já foi uma das maiores cidades da América Central antes da chegada dos espanhóis.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (4)

Foto: Shutterstock

São Paulo | Brasil

Como a maior cidade de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é um grande centro cosmopolita capaz de oferecer atrações para todos os gostos e tipos de pessoas. Regiões como a da famosa Avenida Paulista, por exemplo, concentram um grande número de centros culturais e museus de grande importância, incluindo o MASP, cujo acervo é considerado o mais importante da América Latina. A cidade também ostenta em opções de lazer, com parques, teatros e muito mais, isso sem falar da grande variedade de lojas para quem quer ir às compras e de bares e restaurantes para quem quer experimentar drinks e gastronomia de ponta - e de todos os cantos do mundo. Por fim, é claro, não se pode deixar de citar sua intensa vida noturna, que não para nem na madrugada de domingo para segunda.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (5)

Foto: marchello74/Shutterstock

Rio de Janeiro | Brasil

O Rio de Janeiro certamente dispensa apresentações. A capital fluminense é conhecida ao redor de todo o mundo e, muitas vezes, é considerada um sinônimo de Brasil — ainda que entre aqueles que não conhecem muito bem o país, evidentemente. A cidade vai além de suas incríveis e paradisíacas praias - que são muitas e para todos os gostos. Os passeios culturais e históricos, a visita ao Cristo e ao Pão de Açúcar podem até ser batidos, mas também são enriquecedores. À noite, os bares da Lapa completam o dia cheio de agito.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (6)

Foto: Shutterstock

Buenos Aires | Argentina

Buenos Aires, a capital argentina, é um dos destinos preferidos entre muitos brasileiros. E não é à toa, afinal a cidade é consideravelmente perto, barata e muito diferente do que estamos acostumados a ver pelo Brasil. Entre os passeios clichês que você não pode deixar de fazer por lá estão visitar o La Bombonera, estádio do Boca Juniors e aproveitar para explorar o bairro onde ele fica, La Boca, casa também do famoso Caminito, um museu a céu aberto sobre o tango e cheio de arte. Visitar a Feira de San Telmo e comer no Palermo também são imperdíveis. Assim como os outros grandes centros urbanos do continente, a cidade tem ótimas opções de lazer, cultura e gastronomia e também não costuma parar durante a noite.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (7)

Foto: Shutterstock

Deserto do Atacama | Chile

O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que visitam o país. Não é à toa, afinal ele é considerado o deserto mais árido do mundo — algumas regiões não receberam nem mesmo uma gota de chuva desde que se mantêm registros. As regiões mais populares estão no Chile, mas ele se estende também pela Argentina, o Peru e a Bolívia e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados. Uma ótima opção de hospedagem por lá é a famosa e cênica San Pedro de Atacama.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (8)

Foto: Shutterstock

Machu Picchu | Peru

Os restos dessa cidade inca construída na década de 1450 até hoje impressionam. Gentilmente posicionada a 2430 metros de altitude na região de Cuzco, não há registros de que Machu Picchu tenha sido encontrada por conquistadores espanhóis, e, cercada por extensa vegetação, permaneceu intocada — ao contrário da maioria das outras cidades incas, que foram destruídas - e desconhecida internacionalmente até 1911, quando um historiador estadunidense a encontrou. Acredita-se que a cidade foi construída para o Imperador Inca Pachacuti e que cerca de 750 pessoas viveram ali durante seu reinado.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (9)

Foto: Shutterstock

Ilhas Galápagos | Equador

Galápagos é um dos destinos mais famosos do mundo e mais cobiçados quando o assunto é vida selvagem, e não é difícil entender o motivo. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a tão polêmica teoria da evolução. O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra — mais urbana do que as pessoas costumam pensar —, e de lá você pode partir para a exploração dessa ampla biodiversidade, que conta com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (10)

Foto: Shutterstock

Ilha de Páscoa | Chile

A Ilha de Páscoa é a fronteira mais ocidental de um país da América do Sul. Pertencente ao Chile, a ilha está a 3700 quilômetros da costa do continente americano. Pouco precisa ser dito sobre essa ilha, famosa por suas gigantes estátuas que continuam envoltas em um dos maiores mistérios do mundo — como elas foram construídas e como elas chegaram ali? Mas a ilha também é um ótimo destino para quem quer mergulhar, surfar, fazer trilhas, andar a cavalo, de bicicleta ou só relaxar nas praias de areia branca mesmo.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (11)

Foto: Shutterstock

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago formado por diversas ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica na costa de Pernambuco, e guarda algumas das paisagens marinhas mais espetaculares e diversas do nosso país. Não à toa, está na lista de patrimônios da humanidade da UNESCO. É certamente um dos destinos mais famosos no Brasil e na América Latina. Para além das praias e paisagens paradisíacas, também vale a pena pela enorme biodiversidade.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (12)

Foto: Shutterstock

Cidades históricas de Minas Gerais | Brasil

Minas Gerais concentra um grande número de cidades históricas que contam muito da história colonial do Brasil. Entre as principais está Ouro Preto, que inclusive está inscrita na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Fundada no século 17, a cidade foi o ponto central da corrida do ouro e da era dos metais preciosos do nosso país no século 18. Ainda que a influência da cidade tenha caído quando os recursos se esgotaram, ela permanece um dos melhores exemplos de cidade colonial da América Latina, com incríveis e bem preservadas pontes, fontes, igrejas e belíssimas esculturas do famoso escultor barroco Aleijadinho. Tiradentes, Congonhas, São João del-Rei e Mariana são outras cidades da região que merecem uma visita.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (13)

Foto: Shutterstock

Cânion Colca

O Grand Canyon pode ser o mais famoso, mas certamente não é o único do continente americano. No sul do Peru, por exemplo, você encontra o Colca, que realmente vale a visita. Esse maravilhoso e verdejante desfiladeiro em meio aos Andes fica no estado de Arequipa. Para além de paisagens espetaculares, o passeio garante encontros com a fauna local — incluindo as famosas lhamas —, e povoados de raízes pré-colombianas. Enquanto o Grand Canyon tem quase dois mil metros de profundidade, o Colca chega a ter mais de três quilômetros em suas regiões mais profundas!

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (14)

Foto: Shutterstock

Salar de Uyuni | Bolívia

O deserto de sal da Bolívia, Salar de Uyuni, localizado entre os departamentos de Potosí e Oruro, é uma incrível obra da natureza e uma das principais atrações turísticas do país. Localizado na região de altiplano da Cordilheira dos Andes, é considerado o maior deserto de sal do mundo — com mais de dez mil quilômetros quadrados, no sul do país. Em épocas mais úmidas, quando o chão está molhado, ele se torna um grande espelho e garante paisagens de outro planeta.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (15)

Foto: Shutterstock

Cartagena | Colômbia

Difícil conhecer alguém que não tenha ouvido falar da extravagante Cartagena das índias, capital do departamento de Bolívar. Fundada em 1533, é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos mais bem preservados exemplares de arquitetura colonial do continente americano, ao lado de cidades como Ouro Preto. Ainda cercado por belos muros e arcos, seu centro histórico é um labirinto de cores, sacadas floridas e fantásticas igrejas. Por lá, você pode curtir muito da cultura colombiana, incluindo festivais e deliciosa gastronomia, mas o que a coroa como uma joia colombiana são suas fantásticas praias no maravilhoso Mar do Caribe.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (16)

Foto: Shutterstock

Lima | Peru

Assim como grande parte das capitais latino-americanas, Lima, a maior cidade do Peru, é extremamente diversa e cosmopolita. Ainda que muitos partam direto para Cuzco e estejam loucos para conhecer Machu Picchu, a capital peruana não pode ser ignorada. Por lá, você vai encontrar ótimos museus, edifícios de arquitetura fascinante, bairros chiques, bairros festeiros e muito mais. Seu centro histórico, inclusive, é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, justamente por preservar muito da arquitetura da época colonial, quando foi um dos principais centros do domínio espanhol na América.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (17)

Foto: Shutterstock

Salto Ángel | Venezuela

Salto Ángel está localizada no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, próximo ao município de Gran Sabana. Assim como as Cataratas do Iguaçu, a Ángel é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Apesar de não impressionar por volume de água, impressiona por sua altura - é a mais alta queda de água do mundo, caindo 979 metros antes de atingir o solo. A região ao redor também impressiona, tanto pelo volume do rio quando pela densa flora. Esse é considerado um passeio imperdível para quem visita o país.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (18)

Foto: Shutterstock

Torres del Paine | Chile

O Parque Nacional das Torres del Paine é um dos destinos turísticos preferidos no Chile e um lugar imperdível para quem visita a Patagônia chilena. Isso porque tem de tudo: montanhas, rios, lagos, bosques, geleiras e é o melhor lugar para avistar os famosos guanacos, os primos das alpacas e lhamas. As torres que dão nome ao parque são o cartão-postal da Patagônia chilena, e não é difícil entender o porquê, afinal garante vistas espetaculares. A dica é se hospedar em Puerto Natales, uma belíssima cidade que funciona como entrada para o parque, mas uma vez lá dentro, o ideal é ter uma barraca em mãos.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (19)

Foto: Shutterstock

Geleira Perito Moreno | Argentina

A apenas 80 quilômetros da cidade de Calafate, na província de Santa Cruz, na Patagônia argentina, fica o Parque Nacional Los Glaciares, onde você encontra o famoso Glaciar Perito Moreno, que tem cerca de 60 metros de altura e 5 quilômetros de comprimento. Existem pontos de observação especiais, de onde você pode apreciar a beleza do glaciar a apenas 200 metros de distância. O parque, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, tem mais de 300 geleiras, além de trilhas de caminhada, lugares para escalar e paisagens naturais que não parecem ser de verdade.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (20)

Foto: Shutterstock

Ushuaia e a Terra do Fogo | Argentina

Ushuaia é a capital da região conhecida como Tierra del Fuego e é considerada a cidade mais ao sul do mundo. A maior parte dos turistas que chega à cidade vai de cruzeiro, saindo de outras regiões da Argentina ou mesmo do Brasil. Os principais atrativos turísticos são paisagens de outro mundo que incluem fiordes, geleiras e montanhas nevadas. Lá também é possível praticar uma variedade de esportes de neve e admirar pinguins. No Parque Nacional Tierra del Fuego, você pode pegar o famoso Trem do Fim do Mundo, um trem turístico onde você pode aprender mais sobre a geografia e história da região — e chegar quase até o fim do mundo.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (21)

Foto: Shutterstock

Bogotá | Colômbia

A nada menos que 2600 metros de altura se encontra a capital da Colômbia, Bogotá, fundada por um conquistador espanhol em 1538. Centro econômico e político do país, a cidade é um polo cultural e ainda hoje conta em suas ruas histórias que começaram muito antes da chegada dos europeus. A boa gastronomia e a diversidade e receptividade de seu povo só somam aos motivos para conhecê-la.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (22)

Foto: Shutterstock

Vale do Cocora | Colômbia

Localizado no município de Salento, na Colômbia, o Vale do Cocora é um santuário da vida selvagem e muito popular pelo fato de que ali nasce uma grande quantidade de palmas de cera, a árvore-símbolo do país, que pode chegar a impressionantes sessenta metros de altura. Nessa árvore vivem animais únicos como o papagaio-de-crista-amarela. Por lá, é possível fazer trilhas a pé ou mesmo cavalgar em meio às gigantes árvores.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (23)

Foto: Shutterstock

Los Roques | Venezuela

Los Roques é considerado por muitos a estrela da Venezuela. Não faz sentido visitar o país e deixar de passar nesse arquipélago cercado pelo fascinante Mar do Caribe. A apenas 170 quilômetros da costa do continente, o arquipélago possui cerca de cinquenta ilhas cheias de praias das mais inacreditáveis. A principal ilha de Los Roques, onde inclusive ficam o aeroporto, grandes hotéis e bons restaurantes, é a ilha Gran Roque.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (24)

Foto: Shutterstock

Baños | Equador

Baños de Agua Santa, a entrada equatoriana para a Floresta Amazônica, é um destino ideal para os aventureiros e amantes de ecoturismo. Por lá, você pode balançar sobre um penhasco, fazer trilhas excepcionais, praticar canoagem ou rafting, explorar cachoeiras, apreciar maravilhosas paisagens verdejantes e muito mais. A cidade em si pode não ter nada demais, mas está cheia de hostels e acomodações baratas, sendo ideal também para as pessoas que viajam com pouco dinheiro.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (25)

Foto: Shutterstock

Lago Titicaca | Bolívia e Peru

Localizado na fronteira entre Bolívia e Peru, o Lago Titicaca é o maior lago da América do Sul em volume de água e, no alto dos Andes, está a quase quatro mil metros acima do nível do mar. Poucos lagos estão acima do Titicaca, e os que estão são menores e menos volumosos. Existem ilhas incríveis para visitar por lá, como a Taquile, no Peru, ou as ilhas artificiais flutuantes dos uros, um povo andino. A melhor forma de explorar o lago é saindo de Copacabana, na Bolívia, ou Puno, no Peru.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (26)

Foto: Shutterstock

Lago de Atitlán | Guatemala

A cerca de 140 quilômetros da capital da Guatemala, o Lago de Atitlán é considerado o mais profundo da América Central e tem mais de 120 quilômetros quadrados. Ao redor do lago, existem diversos povoados de origem maia e três impressionantes vulcões, que garantem paisagens espetaculares. Os turistas costumam passear de barco pelo lago e visitar as aldeias ao redor, que são um ótimo lugar para descobrir mais sobre a cultura local, principalmente aquela que já estava ali antes da chegada dos europeus.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (27)

Foto: Shutterstock

Huacachina | Peru

Cerca de 300 quilômetros ao sul de Lima, se encontra algo que ninguém associa à América Latina: um oásis. Bem pertinho do Brasil, Huacachina é, de fato, um oásis como aqueles que vemos nos filmes que se passam no Oriente Médio ou no norte da África. Construída em volta de um pequeno lago de cor verde perdido no deserto do Departamento de Ica, a pequena vila tem cerca de cem habitantes permanentes, mas recebe milhares de turistas todos os anos.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (28)

Foto: Shutterstock

Chichén Itza | México

Construída por volta do ano 600 pelo povo maia, a cidade de Chichén Itza, hoje localizada no Estado de Iucatã, foi um importante polo urbano dessas pessoas até por volta de 1250, quando foi majoritariamente abandonada – não se tem certeza do porquê. O lugar possui uma grande variedade de estilos arquitetônicos, inclusive alguns vindos de regiões mais ao norte. Acredita-se que isso aconteceu devido a um intenso intercâmbio cultural entre povos que frequentavam a região muito antes dos conquistadores europeus chegarem.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (29)

Foto: Shutterstock

Mendoza | Argentina

Aos pés dos Andes, na Argentina, você encontrará Mendoza, província conhecida por suas carnes, sem falar dos ensopados e as deliciosas empanadas. A região também a famosa pelos seus vinhos, principalmente a cidade de Lujan de Cuyo, que tem ótimos Malbec. O destino é também perfeito para amantes de aventura. Lá fica o Aconcágua, a maior montanha do mundo fora da Ásia, região ideal para escaladas e esportes de inverno.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (30)

Foto: Shutterstock

Cotopaxi | Equador

O Equador tem dezenas de vulcões, todos muito impressionantes, mas o principal é o Cotopaxi. Com quase seis mil metros de altura, é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, ainda que a última grande erupção tenha acontecido há mais de cem anos. Mesmo assim, ele é muito visitado, principalmente por fãs de escalada no gelo. Mas a vista já vale a pena para qualquer um, ao lado do belo lago Limpiopungo, e, se você tiver sorte, ainda pode ver grupos de cavalos selvagens correndo por ali.

30 lugares imperdíveis para visitar na América Latina (31)

Fotos: Shutterstock

E aí, qual destino você vai conhecer primeiro?

Atualizado em 26 Ago 2019.

Mais notícias

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Capricórnio Viagens
10 destinos perfeitos para quem é do signo de Touro Viagens
Maior exposição da América Latina de flores e plantas ornamentais de Holambra é ótima opção de passeio em família Viagens
Conheça a Fazenda Pau D'Alho, onde Dom Pedro foi recebido pela porta dos fundos e comeu no chão Viagens
10 destinos perfeitos para pessoas do signo de Gêmeos Viagens
Viagens internacionais baratas: 10 países para conhecer nas próximas férias Viagens

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Trent Wehner

Last Updated: 08/18/2022

Views: 5817

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Trent Wehner

Birthday: 1993-03-14

Address: 872 Kevin Squares, New Codyville, AK 01785-0416

Phone: +18698800304764

Job: Senior Farming Developer

Hobby: Paintball, Calligraphy, Hunting, Flying disc, Lapidary, Rafting, Inline skating

Introduction: My name is Trent Wehner, I am a talented, brainy, zealous, light, funny, gleaming, attractive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.