América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (2022)

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (1)

Como América Latina entende-se o conjunto de países marcados pela herança colonial ibérica. Estes países possuem algumas condições comuns, como o fato de terem sido colonizados por países latinos, sendo eles Portugal, Espanha e França. A língua predominante nos países latinos é o espanhol, mas são idiomas destes países também o português e o francês (línguas derivadas do latim). Destacando-se também as línguas nativas, ainda faladas em alguns países. São marcas da América Latina, a diversidade cultural, natural, e também socioeconômica. É relevante destacar também as desigualdades e contrastes sociais entre os países englobados.

Publicidade

1. Quais países compreendem a América Latina?

São considerados como latino-americanos, países pertencentes à América do Sul, América Central e ainda o México (América do Norte). São eles: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Suriname, Uruguai, Venezuela. Veja o mapa:

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (2)

A maioria dos países que compõem a América Latina teve sua independência ainda na primeira metade do século XIX, processo este que foi marcado pelas lutas em favor do fim da escravidão, bem como as rebeliões dos nativos contra o domínio europeu, e ainda os choques entre os colonizadores e as elites que foram se constituindo.

“Com a conquista da independência, começaram a surgir conflitos de interesse entre as elites criollas distribuídas por diferentes locais, o que levou à fragmentação das colônias em diversos territórios e deu origem à maioria dos países que hoje compõem a América de colonização europeia.” (CARVALHO, 2006, p. 114)

Já no iniciou do século XXI, há uma consolidação dos regimes democráticos nos países latino-americanos. Em conjunto, é possível se verificar que o ritmo de crescimento econômico também tem representado um crescimento significativo. Esse crescimento econômico, juntamente com os programas governamentais de transferência de renda, tem demonstrado uma queda expressiva nos indicadores de pobreza. Ainda assim as desigualdades sociais são gritantes, e o número de pobres ainda é elevado. Observe os índices de pobreza representados no gráfico abaixo:

(Video) A Economia da América Latina – Geografia – 8º ano – Ensino Fundamental

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (3)

2. O crime organizado

Um dos principais problemas da América Latina é o crime organizado, especialmente em relação ao tráfico de drogas, bem como a lavagem de dinheiro. A cocaína é um dos mais sérios problemas que envolvem os países latino-americanos. Originalmente plantada na Colômbia, no Peru e na Bolívia, a folha de coca é a base da produção de cocaína. A droga segue pelos territórios brasileiro, colombiano e peruano, alcançando os mercados dos Estados Unidos e países europeus.

“A maior parte do transporte e da distribuição dessas drogas fica a cabo dos cartéis mexicanos, atualmente responsáveis por comercializar a droga nos Estados Unidos e no Canadá, grandes mercados consumidores.” (SILVA, 2013, p. 111)

Publicidade

Essas relações formadas pelo crime organizado na América Latina criam as redes de comércio ilegais, formulando uma configuração territorial própria destes espaços, configurada em favor das práticas consideradas ilícitas. Veja um mapa das principais rotas do tráfico de drogas, observando as redes na América Latina:

3. Economia e Industrialização

A economia latino-americana ainda é considerada como subdesenvolvida, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos. Dentre as principais atividades destacam-se o extrativismo, a agropecuária, a indústria, o comércio, os transportes, e outros. Neste cenário, são destaques o Brasil, o México e a Argentina, sendo que quase 90% de toda produção industrial da América Latina advém destes três países.

“Brasil, México e Argentina apresentam um parque industrial diversificado, com expressiva produção.” (LUCCI, 2012, p. 222)

Publicidade

(Video) Aula 01 - Economia Latino-Americana: introdução e características físicas

Dentre as diversas condições que tem elevado à economia brasileira, e impulsionado o desenvolvimento latino-americano, estão os investimentos na produção agrícola, em especial em relação à mecanização do processo produtivo, bem como os avanços em implementos e nas formas de manejo. Da mesma forma, a pecuária também possui destaque, em especial na região do cerrado brasileiro, contendo os maiores rebanhos bovinos do mundo. São relevantes também o extrativismo vegetal e a mineração.

4. Aspectos Físicos

Muito embora tenha sido convencionado chamar o conjunto dos países em questão de “América Latina”, é necessário frisar que existe uma vasta diversidade de características humanas e ambientais, não representando, portanto, uma região homogênea. Em termos de relevo, independente da latitude, na direção Leste-Oeste, verifica-se uma continuidade de formas de relevo. Estão presentes as planícies costeiras (tanto no Pacífico, quanto no Atlântico), as cordilheiras, as planícies fluviais e os planaltos. Observe abaixo o mapa físico da América Latina:

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (4)

Em relação ao clima, existem significativas variações, as quais são ocasionadas pelas diferenças em alguns fatores: localização geográfica (latitude/altitude), formas do relevo, massas de ar, dentre outros. As características climáticas da América Latina são variáveis e não há um padrão específico, pois, apesar de se localizar em sua totalidade no hemisfério ocidental, essa divisão não é homogênea, ficando a maior parte das terras do lado Sul da Linha do Equador. Assim, quase em sua totalidade, a América Latina encontra-se sob o clima intertropical, uma parte menor na zona temperada do Norte, e a maior sob a zona temperada do Sul. Alguns pontos específicos são relevantes, como a região do Deserto do Atacama, na qual praticamente não há chuvas, constituindo um clima próprio de áreas desérticas. Veja o mapa de climas da América Latina:

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (5)

Da mesma forma, a vegetação também varia de acordo com a posição geográfica, e as condições físicas, como relevo e o clima. Deste modo, estão presentes florestas tropicais, subtropicais e temperadas, savanas, e plantas adaptadas aos climas desérticos, como as xerófilas. Assim, tanto em termos físicos, quanto em questão social e cultural, torna-se uma tarefa complexa compreender a América Latina como grupo, pois as diferenças são notórias. O que faz com que esse conjunto seja assim caracterizado é a herança colonial comum.

Publicidade

Referências

CARVALHO, Marcos Bernardino de. Geografias do mundo. São Paulo: FTD, 2006.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 8º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
SILVA, Edilson Adão Cândido da (Org.). Geografia em rede. 3º ano. São Paulo: FTD, 2013.

América Latina: países, características físicas, economia (resumo) (6)

(Video) Economia dos países emergentes: América Latina

Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. América Latina. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/america-latina. Acesso em: 13 de September de 2022.

Teste seu conhecimento
  • Questões
  • Respostas

1. [ENEM 2013] Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações (ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set/dez. 1988). O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto:

a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais.
b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política.
c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade.
d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais.
e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.

(Video) AMÉRICA LATINA - Aspectos Econômicos - Geografia | Rapidinhas 077

1. [C]

Apesar de muitas cidades estarem afastadas e apresentarem características socioeconômicas e culturais distintas, podemos observar fenômenos correlatos como o demográfico, no qual certos lugares apresentam grandes aglomerações urbanas, atraídas por uma melhor infraestrutura, havendo o deslocamento das áreas rurais em direção às urbanas.

Compartilhe

facebook

(Video) América: características económicas

FAQs

Quais são as características da economia dos países da América Latina? ›

A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral.

Quais as principais características da economia da América? ›

Destacam-se, sobretudo, as grandes plantações de trigo (que proporcionam colheitas de primavera e de inverno), milho, algodão e, em menor escala, aveia, cevada, arroz, leguminosas, linho, soja, tabaco, hortaliças, frutas etc.

Quais são as principais características sociais e econômicas dos países latino-americanos? ›

- No geral, são países dependentes da exportação de commodities agrícolas e minerais. Brasil, Argentina, México e Chile se destacam também na produção e exportação de manufaturados, pois possuem uma boa base industrial. - Na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda.

Quais são as principais atividades econômicas na América Latina? ›

Brasil é o país com pior projeção de crescimento

Segundo a Cepal, os países cujas economias mais crescerão neste ano são Panamá (6,3%), República Dominicana (5,3%), Venezuela (5%), Colômbia (4,8%), Guatemala (4,2%), Honduras (4,1% ) Uruguai (3,9%), Costa Rica (3,7%) e Bolívia (3,5%).

São características comuns a todos os países da América Latina? ›

Estes países possuem algumas condições comuns, como o fato de terem sido colonizados por países latinos, sendo eles Portugal, Espanha e França. A língua predominante nos países latinos é o espanhol, mas são idiomas destes países também o português e o francês (línguas derivadas do latim).

Quais são os países da América Latina são desenvolvidos? ›

Olhando-se exclusivamente o crescimento econômico, os países com as perspectivas de maior alta para o próximo ano são Panamá, República Dominicana, El Salvador e Peru, segundo as previsões mais recentes da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

Quais aspectos físicos tem destaque na América? ›

O continente americano apresenta grandes cadeias de montanhas, rios caudalosos, diversos tipos de clima e grande variedade de paisagens naturais.

Qual é a economia da América? ›

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Como a América Latina se desenvolveu? ›

A América Latina como conhecemos hoje é a junção do território colonizado cruelmente pelo europeu português e espanhol, habitado inicialmente pelos índios. o produto de uma síntese que se fez em detrimento do elemento índio, foi ao longo de três séculos e meio da história colonial que ela se formou.

Quais são as três características comuns aos países da América Latina? ›

1 resposta(s) Subdesenvolvimento, exportação de matéria prima e dependência econômica. Subdesenvolvimento, exportação de matéria prima e dependência econômica.

Qual é o país mais rico mais industrializado que possui maior área e maior população da América Latina? ›

A Argentina é a nação mais industrializada da América Platina. A indústria concentra-se em Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Montevidéu, capital do Uruguai, abriga a maioria das indústrias no país, cujo setor se baseia na produção alimentícia e têxtil.

Qual a diferença entre os países da América Latina e da América Anglo-saxônica? ›

Desse modo, são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo, espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-saxônica.

Qual e o significado da América Latina? ›

O conceito de América Latina corresponde na atualidade a uma região que abarca segundo Araújo (2006), mais de 700 milhões de habitantes e envolve ao todo, 12 países da América do sul, 07 América Central e 14 do Caribe, ou seja, os países que estão abaixo do Rio Grande – rio que separa México dos EUA.

Como e composta a América Latina? ›

A região engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Quem somos na América Latina? ›

A expressão “América Latina” é usada comumente para se referir a todos os países do continente americano com exceção de EUA e Canadá. Porém, não há nenhuma “lista” oficial de países “latino-americanos” e as diversas fontes de informação divergem um pouco quanto aos países que realmente fariam parte da América Latina.

Quais os aspectos físicos da América Latina? ›

A maior parte das terras latinoamericanas está na zona intertropical, que condiciona suas vegetações e climas. O relevo da região varia das altas cordilheiras na porção oeste (derivadas de dobramentos modernos) a grandes planícies fluviais (como a do rio Amazonas). De forma geral, a oeste, o relevo é recente e elevado.

O que são os aspectos físicos? ›

A expressão aspecto físico indica unicamente a aparência física de alguém. Além disso, um aspecto pode ser também um ponto de vista ou perspectiva.

Como se caracteriza o relevo da América Latina? ›

Os principais elementos do relevo da América Latina são: A Serra Madre Ocidental, no planalto mexicano; a Cordilheira Montanhosa dos Andes, situada na porção oeste da América do Sul; o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro; e as Planície do Orinoco, Planície Amazônica e Planície Platina, localizadas na porção ...

Qual é o país mais rico do mundo? ›

Luxemburgo é o país mais rico do mundo; Brasil fica em 92º lugar.

Qual é a maior economia do mundo? ›

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, com um PIB de aproximadamente US$ 17,9 trilhões, nomeadamente devido a elevada renda de uma grande população, investimentos capitais, desemprego moderado, altos gasto dos consumidores, população relativamente jovem, e inovação tecnológica.

Quais são as maiores economias da América? ›

Lista de países da América Latina por PIB nominal
PosiçãoPaísPIB (em milhões de US$)
-Mundo85 804 391
1Brasil1 839 758
2México1 258 253
3Venezuela482 359
17 more rows

Quais são as principais atividades econômicas dos países da América Central? ›

Economia da América Central

O destaque econômico fica por conta da agricultura, com o cultivo de café, banana, cana-de-açúcar, cacau, coco e borracha, produtos que têm como principais destinos os Estados Unidos e países europeus.

Quais são os países latinos americanos mais desenvolvidos economicamente? ›

Olhando-se exclusivamente o crescimento econômico, os países com as perspectivas de maior alta para o próximo ano são Panamá, República Dominicana, El Salvador e Peru, segundo as previsões mais recentes da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

Como e organizada a economia da América? ›

A economia da América Latina de um modo geral é considerada uma economia de países desetor primário. Somente alguns países apresentam significativas parcelas da população economicamente ativa no setor secundário. Porém é o setor terciário que mais tem crescido em quase todos os países latino-americanos.

Quais são as principais características físicas da América Central? ›

A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe.

Qual e a economia da América do Sul? ›

Economia da América do Sul

A base econômica da América do Sul está voltada principalmente para o setor primário da economia. Seus países são tradicionalmente grandes produtores e exportadores de matérias-primas. A agropecuária é o destaque da economia da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Videos

1. América Latina: Aspectos Socioeconômicos - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}
(Geobrasil)
2. MÉXICO, ARGENTINA E BRASIL: industrialização tardia e população
(Adoro Geografia)
3. Países desarrollados y subdesarrollados: ¿Cuáles son sus DIFERENCIAS? (Con EJEMPLOS)🌍
(Lifeder Educación)
4. A População da América Latina – Geografia – 8º ano – Ensino Fundamental
(Canal Futura)
5. Os Aspectos Naturais da América Latina – Geografia – 8º ano – Ensino Fundamental
(Canal Futura)
6. América Latina - Brasil Escola
(Brasil Escola)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Msgr. Benton Quitzon

Last Updated: 11/11/2022

Views: 5751

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Benton Quitzon

Birthday: 2001-08-13

Address: 96487 Kris Cliff, Teresiafurt, WI 95201

Phone: +9418513585781

Job: Senior Designer

Hobby: Calligraphy, Rowing, Vacation, Geocaching, Web surfing, Electronics, Electronics

Introduction: My name is Msgr. Benton Quitzon, I am a comfortable, charming, thankful, happy, adventurous, handsome, precious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.