Geografia humana: o que estuda e importância - Mundo Educação (2022)

A geografia humana é uma parte da ciência geográfica que trabalha com questões ligadas ao estudo da sociedade. A história da geografia humana está ligada ao conceito de espaço geográfico e sua aplicação como a expressão da transformação do espaço natural pela sociedade.

Essa área do saber é fundamental para entender os diferentes processos econômicos, políticos e sociais que ocorrem no mundo. São áreas de estudo da geografia humana a população, a urbanização e a industrialização. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra diversos conteúdos de geografia humana, com destaque para questões atuais e interdisciplinares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Conceitos importantes no estudo da Geografia

Resumo sobre geografia humana

  • A geografia humana é o campo da Geografia que tem como enfoque os estudos da sociedade e sua relação com a natureza.

  • São ramos importantes da geografia humana a geografia urbana, a geografia agrária, a geografia econômica, a geografia da população e a geografia política.

  • A geografia humana tem como enfoque os estudos da sociedade enquanto a geografia física se debruça sobre os estudos da natureza.

  • Os estudos geográficos têm grande importância na criação de políticas públicas e no planejamento territorial do espaço.

  • A história da geografia humana perpassa o desenvolvimento de conceitos como espaço geográfico, paisagem, região, território e lugar.

  • O Brasil possui uma geografia humana bastante diversificada, marcada por questões como a ampla desigualdade social.

  • Temas como urbanização, industrialização, geopolítica e problemas ambientais são comumente cobrados na geografia humana do Enem.

    (Video) A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA

O que é a geografia humana?

Geografia humana: o que estuda e importância - Mundo Educação (1)

A geografia humana é a área da ciência geográfica que tem como enfoque os estudos do aspecto humano da relação entre a sociedade e a natureza. Logo, essa parte da Geografia concentra-se em entender as ações humanas, por meio da transformação promovida pela sociedade no espaço geográfico.

Quais são os principais ramos de estudo da geografia humana?

A geografia humana contempla uma grande quantidade de áreas que vislumbram o entendimento da relação entre sociedade e natureza com enfoque na ação do homem em relação à transformação do espaço geográfico. Nesse sentido, são grandes áreas da geografia humana:

  • geografia urbana;

  • geografia agrária;

  • geografia econômica;

  • geografia da população;

  • geografia política.

Além dessas grandes áreas, são objetos de estudo comumente abordados na geografia humana as fontes de energia, os meios de transporte, as organizações internacionais, entre outros temas que trabalham a relação do homem com o espaço geográfico.

Leia também: Cartografia — ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas

(Video) Por que estudar Geografia? - setembro/2016

Geografia humana e geografia física

A Geografia é uma ciência síntese da relação homem-natureza, logo, estuda as transformações ocasionadas pelo homem no espaço geográfico. Nesse sentido, a Geografia divide-se em dois grandes campos de estudo: a geografia humana e a geografia física.

Na geografia humana, enfoca-se nos estudos da sociedade. Desse modo, são enfatizadas questões relacionadas à transformação espaço geográfico, como o entendimento dos processos urbanos, industriais, políticos e culturais.

Já na geografia física o enfoque está no estudo dos aspectos da natureza do espaço geográfico. Assim, esse campo da Geografia contempla as questões naturais do espaço geográfico, como relevo, geologia, clima, vegetação e hidrografia.

Importância da geografia humana

A geografia humana tem grande importância na caracterização dos processos e dinâmicas da ação humana no espaço geográfico. Desse modo, ela possibilita o entendimento de questões relacionadas aos aspectos humanos da ciência geográfica, como o crescimento da população, o processo de urbanização, o fenômeno da industrialização, entre outras.

Por meio desses estudos, a geografia humana contribui diretamente para ações e políticas públicas voltadas para questões como planejamento urbano e territorial, crescimento econômico, políticas agrárias, relações internacionais, entre outras questões que são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

História da geografia humana

A Geografia é uma ciência que vem sendo desenvolvida desde os séculos passados, inicialmente com o intuito de descrição da paisagem, mas que evolui bastante conceitualmente ao longo dos anos. Nesse contexto, destaca-se o conceito de espaço geográfico, que trabalha justamente a ideia da relação entre a sociedade e a natureza.

Com o advento dessa concepção, os estudos em geografia humana tomaram forma, visto que o homem é o principal ator de intervenção no espaço natural, estabelecendo uma relação de troca mútua com a natureza. Assim, foi institucionalizada a geografia humana, com enfoque nos estudos da sociedade, por meio da conceituação de espaço geográfico.

Depois disso, foram estabelecidos outros termos-chave entre os estudos geográficos, com destaque para paisagem, região, território e lugar. Houve ainda um amplo desenvolvimento de novas correntes geográficas, desde a clássica até a crítica, que contribuíram decisivamente para a fundação dos conceitos que são abordados na Geografia.

Os ramos da geografia humana evoluíram com os processos geográficos pelo mundo, com destaque para o avanço de processos como a urbanização e a industrialização, além da globalização, que justificaram a necessidade e a emergência dos estudos humanos em Geografia.

Geografia humana no Enem

A geografia humana é muito cobrada em provas de processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aborda questões relacionadas aos aspectos da sociedade e sua relação com o espaço geográfico. Desse modo, destacam-se as seguintes temáticas da geografia humana que são recorrentemente cobradas no Enem:

  • a urbanização e os problemas urbanos;

  • os principais conceitos de população;

    (Video) Aula Inaugural PPGPLAN / DGEO - Maria Adélia de Souza

  • as implicações dos processos migratórios;

  • os impactos do comércio mundial;

  • a globalização da economia mundial;

  • as disputas geopolíticas globais;

  • os aspectos da estrutura agrícola brasileira;

  • as dinâmicas espaciais das cidades brasileiras;

  • as questões ambientais.

As avaliações do Enem têm como destaque a interdisciplinaridade e a atualidade dos temas cobrados. Logo, quando trata-se de geografia humana, é importante atentar-se aos temas atuais, especialmente em áreas como geopolítica e globalização. A prova de Geografia do Enem faz uma relação entre questões humanas e físicas do planeta. Nesse sentido, questões como problemas ambientais, que envolvem a geografia física e a humana, são muito cobradas nesse exame.

Leia também: Geografia ambiental — área que se preocupa em compreender a ação do homem sobre a natureza

Exercícios resolvidos sobre geografia humana

Questão 1

(Uece 2021) Pelo fato de a Geografia ser uma ciência, é correto afirmar que seu estatuto científico decorre do

a) seu caráter técnico imprescindível para cartografar os objetos visíveis na paisagem geográfica em suas relações passadas e atuais que compõem o espaço geográfico em sua multidiversidade.

(Video) A importância da Geografia (Ensino Fundamental)

b) estudo sistemático da natureza não alterada pela ação antrópica, da abordagem da articulação entre os sistemas geológicos, climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e botânicos, por meio da síntese do geossistema.

c) seu caráter teórico e científico universal, que combina as escalas mais simples dos fenômenos em suas relações, das singulares às mais abstratas e complexas da totalidade, indo do singular ao particular e ao geral, até a síntese do pensamento abstrato, que é do domínio da ciência.

d) estudo limitado do conjunto de elementos naturais e humanos que o olhar pode abarcar, isto é, da parte visível da superfície terrestre onde se dá a relação entre sociedade e meio geográfico.

Resolução: Alternativa C

A Geografia é uma ciência de síntese. Logo, ela busca nos seus estudos, por meio da relação entre sociedade e natureza, realizar uma relação entre os aspectos físicos e humanos do espaço geográfico.

Questão 2

(UFU 2010) A Geografia se expressou e se expressa por meio de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita por meio dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, por meio do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico em que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Resolução: Alternativa A

(Video) Aula 1 - O que é Geografia e o que ela estuda?

A paisagem não é formada apenas pelos elementos físicos da natureza, mas também pelos elementos humanos da sociedade, como casa, ruas e indústrias. A Geografia aborda justamente a relação entre sociedade e natureza.

FAQs

Qual a importância da Geografia para o mundo é a educação? ›

A Geografia busca estudar a interação da sociedade em si e as transformações da natureza, estudar o espaço onde as pessoas vivem e a interação entre todos os elementos. Graças a Geografia é possível entender as transformações do espaço e das relações do homem com a natureza englobando outros diferentes âmbitos.

Qual a importância do estudo da geografia humana? ›

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

O que é estudar a geografia humana? ›

A geografia humana é a área da ciência geográfica que tem como enfoque os estudos do aspecto humano da relação entre a sociedade e a natureza. Logo, essa parte da Geografia concentra-se em entender as ações humanas, por meio da transformação promovida pela sociedade no espaço geográfico.

O que é geografia humana exemplos? ›

A geografia humana tem como objeto diversas questões acerca da realidade: o estudo da superfície terrestre, o comportamento do homem à superfície da Terra, a organização espacial e a localização dos homens e das atividades.

Qual e a importância da educação? ›

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Como se divide o estudo da Geografia? ›

A geografia geral é dividida principalmente em dois ramos sendo eles a geografia física que aborda as questões naturais referentes ao planeta, e a geografia humana que aborda as relações sociais e o ser humano.

Quais são as características da Geografia Humana? ›

A Geografia Humana é uma área da Geografia que estuda as relações dos seres humanos com o meio ambiente. A Geografia Humana é a área da Geografia que estuda a relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico. Ela também é conhecida como Antropogeografia.

Quais são os principais ramos da Geografia Humana? ›

A Geografia Humana divide-se em categorias, como Geografia Urbana, Geografia Rural e Geografia Econômica. A Geografia Humana é um dos ramos da Geografia, e seu estudo é pautado nas relações sociais, econômicas e políticas.

Quais são os campos da Geografia Humana? ›

É a área de estudo da população e a forma em que ela se comporta no meio social, desde os processos migratórios (mudanças dentro de um espaço), relações de concentração populacional, as teorias demográficas, o estudo das taxas demográficas (natalidade, mortalidade infantil, analfabetismo, etc) entre outros fatores que ...

Quem criou a Geografia Humana? ›

Ratzel teve como principal obra o livro Antropogeografia –fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882) onde muitos acreditam que fundou a Geografia humana.

Como a educação pode mudar o mundo? ›

Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas, tanto na prospecção de um futuro melhor, como dito anteriormente, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer sobre novas experiências.

Qual a importância da educação na formação do ser humano? ›

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

O que e a Geografia em geral? ›

A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.

Qual o nome de uma das ciências humanas que auxiliam a Geografia? ›

História estuda as transformações das sociedades, ajudando a Geografia entender as sociedades atuais (desenvolvimento, atraso etc.) Sociologia estuda a organização e o comportamento das sociedades.

Qual a importância do espaço geográfico em que vivemos? ›

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Como você acha que deve ser o ensino de Geografia na atualidade? ›

O ensino de Geografia deve se desenvolver impulsionado pela sensibilidade e pela urgência de aliar o conhecimento científico e tecnológico a uma nova perspectiva de produção material da vida, pautado no respeito aos seres humanos e à natureza, e principalmente, vinculado a vivência dos estudantes e seu entorno.

Quais são os principais objetos de estudo da Geografia? ›

A Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas. Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.

Quais os principais objetivos do ensino de Geografia nos anos iniciais? ›

O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.

Onde surgiu o estudo da Geografia? ›

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.

Onde surgiu o conhecimento da Geografia? ›

Os primeiros registros de conhecimentos geográficos são encontrados em relatos de viajantes no século V a.C. Um conhecido exemplo de viajante daquela época foi o grego Heródoto, o pai da história. O conhecimento dos cidadãos da Grécia antiga a respeito da Terra era grandemente avançado.

Qual e a relação do ser humano com o espaço geográfico? ›

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza.

Quais os principais recursos que o professor utiliza para ministrar aula de Geografia? ›

No Ensino de Geografia podemos destacar alguns recursos didáticos específicos, tais como o jornal, os filmes, o globo terrestre, giz, livro didático, maquete, aula de campo, mapas e também a tecnologia que está cada dia mais presente na sala de aula. (FISCARELLI, 2004).

Qual a função da Geografia escolar para a formação de um cidadão integral? ›

A Geografia e seu ensino têm o papel de lutar por novos empreendimentos que resgatem a cidadania, pois ela tem dentre seus objetivos o estudo do espaço e a condições de espacialidades.

O que o professor precisa ter em mente para ensinar bem a Geografia? ›

Ao planejar aula o professor deve escolher diferentes recursos audiovisuais como quadro o álbum seriado, filme, mapas, gráficos, painel, revistas, slides e transparências, com o objetivo do aluno assimilar de melhor forma os conteúdos, através da sua percepção visual, construindo assim seu conhecimento geográfico.

Quais são os cinco conceitos básicos da Geografia? ›

Nesse sentido, os conceitos geográficos (espaço, lugar, paisagem, região, território e rede) são importantes instrumentos de análise do espaço geográfico, que se constitui a partir das relações humanas com a natureza.

Quais são os princípios básicos da Geografia? ›

Os princípios considerados básicos na construção do saber geográfico são cinco: Analogia, Atividade, Causalidade, Conexidade e Extensão, que também engloba a Delimitação e a Localização.

O que e o conceito geográfico? ›

Na geografia, os conceitos servem como instrumentos para clarificar as ideias do que está sendo dito e evitar ambiguidades em relação ao espaço geográfico estudado. Os principais conceitos utilizados pela geografia são: lugar, território, região e paisagem.

Qual a importância do ensino de Geografia a longo prazo dentro da sociedade? ›

A geografia escolar cumpre importante papel na formação do indivíduo em sua integralidade; a saber, pode auxiliá-lo a ampliar suas concepções de mundo, a compreender as transformações e processos que ocorrem através da interação dinâmica entre os elementos da natureza, possibilitando ainda uma melhor apreensão das ...

Qual o papel da Geografia no ensino fundamental? ›

Ler o mundo da vida, ler o espaço e compreender que as paisagens que podemos ver são resultado da vida em sociedade, dos homens na busca da sua sobrevivência e da satisfação das suas necessidades. Em linhas gerais, esse é o papel da geografia na escola.

O que ensina a Geografia no ensino fundamental? ›

A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental tem importante papel em construir referências espaciais a partir de uma alfabetização cartográfica que expande a relação natureza-sociedade. Um recurso pedagógico atraente e interessante que pode ser apresentado aos alunos/as é o relógio solar.

Videos

1. CONCEITOS GEOGRÁFICOS - PAISAGEM, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO - PROFESSOR RAFAEL BARRETO (GEOGRAFIA)
(Quadro Livre)
2. Espaço Geográfico - Brasil Escola
(Brasil Escola)
3. “Reencarnação Como Escola da Vida”
(SBEE - Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas)
4. A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA
(Geografia Irada com Professor Marcelo)
5. A geografia FÍSICA e a geografia HUMANA: uma FALSA questão.
(DOUGLAS SANTOS - OS GEÓGRAFOS E SUAS GEOGRAFIAS)
6. O que é Geografia | Pílulas de Geografia
(História Livre / Marcos Faber)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Dr. Pierre Goyette

Last Updated: 01/05/2023

Views: 5645

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dr. Pierre Goyette

Birthday: 1998-01-29

Address: Apt. 611 3357 Yong Plain, West Audra, IL 70053

Phone: +5819954278378

Job: Construction Director

Hobby: Embroidery, Creative writing, Shopping, Driving, Stand-up comedy, Coffee roasting, Scrapbooking

Introduction: My name is Dr. Pierre Goyette, I am a enchanting, powerful, jolly, rich, graceful, colorful, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.