O que é inclusão social? | Politize! (2022)

O que é inclusão social? | Politize! (1)

A inclusão social é uma ferramenta importante de participação e controle social, responsável por atuarna garantia de direitos a todos os cidadãos e na manutenção da democracia como regime políticoigualitário.

Afinal, o que é inclusão social?

A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade. Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidadesde acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

Qual a importância da inclusão social?

Em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a liberdade e a igualdade entre as pessoas começou a ganhar espaço para debate e reflexão na contemporaneidade. Em decorrência disso, o debate acerca da inclusão social está cada vez mais relevante, fator que faz com que as pessoas sejam instigadas a abandonarem comportamentos excludentes e discriminatórios.

Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.

Como acontece a inclusão social no Brasil?

(Video) O que é inclusão social

No Brasil, a inclusão social ocorre principalmente por meio de políticas públicas, como por exemplo a política de ações afirmativas. Ok, mas o que são ações afirmativas? São ações temporárias definidas pelo Estado com o propósito de eliminar desigualdades historicamente acumuladas e garantir a igualdade social.

Um exemplo da implementação de ações afirmativas é a política pública de cotas raciais, medida responsável pela reserva de vagas em universidades públicas ou privadas, concursos públicos e bancos para grupos específicos classificados por etnias, com a finalidade de reduzir as diferenças e desigualdades existentes.

Ademais, a criação de leis para proteger os direitos e garantir o bem-estar de grupos minoritários e excluídos é uma maneira eficiente de fazer a inclusão social. Como, por exemplo, a proteção dos direitos das mulheres, da população negra e dos homossexuais.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerada um crime. Essa medida representa um marco para a comunidade LGBTQ+, uma vez que a criminalização da homofobia é uma das demandas mais antigas do movimento no país.

Entretanto, apesar da existência de ações que visam combater a exclusão social no país, esse problema ainda é uma realidade vigente que demanda atenção e atinge diversas camadas da sociedade. Para compreender melhor o cenário, é crucial analisar alguns desafios existentes.

Inclusão de deficientes físicos

Na Grécia Antiga, na sociedade de Esparta, os recém nascidos eram avaliados ao nascer e, ao detectarem algum tipo de deficiência ou anomalia, eram sacrificados pois não correspondiam aos padrões de um bom guerreiro. Entretanto, apesar do distanciamento desse pensamento na atualidade e do advento de debates sociais acerca da inclusão social do deficiente, ainda há o predomínio de inúmeros desafios para essa parcela da população.

No Brasil, foi a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que fortaleceu todos os direitos do cidadão com deficiência, além de estabelecer punições para ações discriminatórias.Todavia, embora a legislação brasileira lide com o tema de forma satisfatória, não ocorre com efetividade a garantia dos direitos desse grupo social.

(Video) INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL | Por que é importante?

Para ilustrar, a falta de acessibilidade em transportes públicos, prédios públicos e privados de uso coletivo, hotéis, universidades, escolas, restaurantes e lugares públicos em geral é um entrave para a inclusão social, impede o direito de ir e vir e a autonomia da pessoa com deficiência.

Leia também: Direitos das pessoas com deficiência: o que são?

Em São Paulo, por exemplo, com 53 mil habitantes cegos, só existem 8 semáforos sonoros para deficientes visuais. Diante disso, os cidadãos com deficiências têm seus desafios diários multiplicados e a vida em sociedade dificultada, uma vez que os seus direitos básicos são negligenciados.

Assim, uma forma de promover ainclusão social desse grupo seriaa elaboração de um projeto urbano por parte do Governo que buscasse adaptar as ruas para pessoas com deficiência, como por exemplo a inclusão de semáforos sonoros em nível nacional e a inserção de rampas de acessibilidade em calçadas.

Leia também: Educação inclusiva: o que é e como aplicá-la?

Inclusão dos moradores de rua

O que é inclusão social? | Politize! (2)

No Brasil, estima-se que 101.000 pessoas moram nas ruas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Pode-se dizer que o exacerbado número da população de rua é um reflexo da exclusão social predominante no país.

(Video) Educação e Inclusão Social - Aula 01 - Educação especial, desigualdade e diversidade

São diversos os motivos que levam um indivíduo a residir nas ruas, como ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, abuso familiar entre outros fatores. Com isso, essa parcela da sociedade torna-se vulnerável a perigos constantes, além de serem suscetíveis ao adoecimento mental e ao sofrimento psíquico devido à ausência de uma rede de apoio.

A falta de políticas públicas efetivas e o desinteresse estatal por pessoas em situação de rua faz com que o trabalho de Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições religiosas se destaque no combate à exclusão social desse grupo. Essas instituições atuam, principalmente, na distribuição de alimentos, cobertores e agasalhos, com o propósito de amparar esses indivíduos e suprir as necessidades básicas de sobrevivência.

Inclusão da população negra

Há 30 anos, em 5 de janeiro de 1989, foi assinada pelo então presidente José Sarney, a Lei de nº 7.716 que caracteriza o racismo como crime. Contudo, ainda há um longo caminho a se percorrer no combate efetivo ao racismo.

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, negros compõe cerca de 54% da população, mas apenas 17% fazem parte dos mais ricos. Assim como representam 64% da população carcerária e apenas 12,8% dos estudantes de nível superior.
Os dados expostos mostram a ausência de uma democracia racial no país e o exacerbado abismo social predominante.

Inclusão da população LGBTQ+

De acordo com dados divulgados pelo Grupo Gay da Bahia, o Brasil lidera o ranking dos países que mais matam homossexuais no mundo. Além disso, um LGBT morreu a cada 20 horas no Brasil em 2018.

O atual cenário brasileiro mostra a importância da recente lei aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em que a comunidade LGBTQ+ passa a se enquadrar na Lei nº 7.716, de 1989, a chamada Lei do Racismo.Com isso, todo o grupo social passa a ser contemplado nos crimes resultantes de preconceito. Ou seja, expulsar um casal homossexual de um restaurante ou local público em razão da orientação sexual é crime.

Apesar de todos os desafios existentes, a criminalização da homofobia é considerada um grande passo em busca da inclusão social desse grupo.

(Video) Inclusão social: todos merecem assumir o protagonismo | Sandra Lúcia Neves Peri | TEDxAvenidaAcesita

Tipos de exclusão social

A exclusão social promove o distanciamento de uma pessoa ou de grupos minoritáriosem diversos âmbitosda vidasocial. Com isso, pessoas que possuem essa condição social sofrem inúmeros preconceitos e são impedidas de exercerem seus direitos como cidadão.

Alguns tipos de exclusão social:

  • Exclusão étnica: faz referência aos grupos minoritários excluídos em razão da etnia ou cultura, como os índios e negros.
  • Exclusão econômica: faz referência à exclusão de pessoas com menor poder aquisitivo na sociedade que não conseguem ter acesso a bens e serviços.
  • Exclusão de gênero: faz referência, geralmente, a mulheres e grupos que não se adequam ao gênero de nascimento, como os transexuais
  • Exclusão patológica: faz referência à exclusão de indivíduos em razão de alguma doença ou deficiência, como cadeirantes e pessoas vivendo com HIV.
  • Exclusão sexual: faz referência à exclusão de indivíduos determinada pelas preferências sexuais, como lésbicas e homossexuais.

Como praticar a inclusão social?

Em suma, a inclusão social é fundamental para a manutenção da democracia. Por isso, é importante que todo o corpo social aja em conjunto a fim de contribuir com a valorização do ser humano.

Algumas medidas que podem auxiliar na inclusão social:

  • Campanhas de conscientização populacional acerca da inclusão e respeito à igualdade a nível municipal, estadual, e federal
  • Reflexões sobre diversidade humana
  • Campanhas sociais que estimulem a contratação de pessoas com deficiência
  • Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política
  • Utilizar o esporte como forma de integração social
  • Humanizar todo indivíduo independentemente das diferenças sociais

REFERÊNCIAS:

Phomenta: o que é inclusão social e como praticar?Stoodi: inclusão socialEconomia UolObservatório blog SenadoPhomenta

FAQs

Qual é o significado de inclusão social? ›

O pesquisador Romeu Kasumi Sassaki conceitua “inclusão social” como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.

O que é inclusão social exemplos? ›

A inclusão social é uma política para lidar com as diferenças e distribuir os poderes dentro de uma sociedade. Assim, inclusão significa a tentativa de corrigir a exclusão de alguns grupos – por exemplo, cadeirantes, autistas, pessoas LGBT – dos direitos sociais mais básicos.

O que é inclusão social e como praticá lá? ›

Inclusão social é um conjunto de ações afirmativas que tem o objetivo de garantir os direitos de todos os cidadãos e tornar a sociedade mais igualitária. Nesse sentido, a inclusão social é uma forma de promover e manter a democracia de um país.

Como explicar inclusão? ›

Quando as crianças se sentem seguras para tirar suas dúvidas, explicar sobre diversidade e inclusão se torna algo mais fácil. Ouça atentamente as dúvidas das crianças. Deixe que falem sem interrupções para entender a linha de raciocínio para só então fazer mais perguntas ou determinada afirmação.

Como é feito a inclusão social? ›

A inclusão social perpassa pelo atendimento das necessidades de todas as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade. A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade.

Qual é a importância da inclusão? ›

A inclusão social atua na contramão do preconceito e da discriminação, que precisam acabar em nossa sociedade. Por isso, a inclusão social pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados.

Qual é o principal objetivo da inclusão social? ›

Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

Porque a inclusão social é um problema? ›

Esse problema, tão antigo quanto o homem, se define por meio da falta de oportunidades, injustiça social, preconceitos e desigualdades, posto que exclui diversas pessoas (exclusão social) da vida social, econômica e política.

Quem criou a inclusão social? ›

Do ponto de vista sociológico, a ideia de inclusão social remete as noções que Émile Durkheim tinha da educação e sua função de integrar harmoniosamente o indivíduo na sociedade, evitando os conflitos e o isolamento.

Quais os desafios da inclusão social? ›

Outro aspecto importante que devemos evidenciar na dificuldade da inclusão social é a falta de integração e respeito por parte das pessoas da sociedade. A luta das pessoas com deficiência gira muito mais em torno de buscar sua autonomia e independência do que literalmente a inclusão social.

O que é ser uma pessoa inclusiva? ›

Significado de Inclusivo

adjetivo Capaz de incluir, de inserir, de acrescentar algo no interior de outra coisa. Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo. [Linguística] Do qual faz parte o falante e o ouvinte: pronome inclusivo.

O que é a inclusão social na escola? ›

A inclusão social aborda questões como respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No caso de crianças com necessidades especiais, a inclusão abarca sua participação na sociedade em geral e, particularmente, em instituições de educação regular (inclusão escolar).

Qual é a importância da inclusão social na escola? ›

A inclusão na escola favorece a quebra de preconceitos sociais, bem como estimula a aprendizagem de modo mais colaborativo. Além do mais, os estudantes com necessidades especiais passam a se sentir acolhidos e motivados a desenvolver seu potencial ao máximo.

Qual o sinônimo de inclusão? ›

13 sinônimos de inclusão para 2 sentidos da palavra inclusão: Integração de um elemento num todo: 1 incorporação, inserção, introdução, colocação, integração.

Qual é o oposto de inclusão? ›

1. exclusiva, exceção, segregação, exclusão, eliminação, expulsão, omissão. 2. nequice, descuido, segregação, falha, elisão, preterição, limitação, excepção, desatenção, falta, irregularidade, lacuna, supressão, restrição, lapso, negligência.

Qual a origem da palavra inclusão? ›

A palavra inclusão (1999) vem do latim, do verbo includere e significa “colocar algo ou alguém dentro de outro espaço”, “entrar num lugar até então fechado”.

Quem faz parte da inclusão? ›

Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas ...

O que é inclusão resposta? ›

A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.

Quais são os principais projetos de inclusão social? ›

Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes: - O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular; - A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.

Quais os pontos positivos da inclusão? ›

Educação inclusiva é positiva para todos
  • >> Convívio entre alunos com e sem deficiência favorece desenvolvimento intelectual e emocional de todos. ...
  • >> Alunos sem deficiência que passaram por classes inclusivas valorizam mais a diversidade e mostram menos preconceito.
24 Feb 2017

Quais são as brincadeiras inclusivas? ›

6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre
  • Brincando com sombras. Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. ...
  • Alfabeto na natureza. ...
  • Caixa dos sentidos. ...
  • Vôlei sentado. ...
  • Pega-pega sensorial. ...
  • Desafios na areia.
14 May 2018

Como falar de inclusão na escola? ›

Basta conversar com o filho, dizer que as diferenças existem e que elas são naturais. Focar nas semelhanças é uma boa forma de abordar o tema também. Ao falar de inclusão com as crianças, tentamos criá-las dentro da empatia, da bondade e da solidariedade.

Quais são os tipos de exclusão social? ›

Exclusão Econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores, por exemplo, os pobres. Exclusão Etária: designa a exclusão por idades, por exemplo, crianças e idosos. Exclusão Sexual: tipo de exclusão que é determinada pelas diferentes preferências sexuais, por exemplo, a exclusão dos transexuais.

São considerados fatores de inclusão social *? ›

A inclusão social pode ser realizada de diversas maneiras. Alguns exemplos são: As cotas em universidades e concursos públicos. Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.

Quando acontece a inclusão? ›

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

Como ocorre a exclusão social? ›

O que é Exclusão social:

As pessoas e os grupos que vivem nesta condição de exclusão social normalmente são marginalizadas pela sociedade por diversas razões, sofrendo preconceitos pela diferença de condição social, raça, religião, gênero, orientação sexual, escolhas de vida, entre outros.

O que e inclusão de deficientes? ›

A Lei de Inclusão garante que as pessoas com deficiência tenham direitos próprios justamente para que as igualem perante a sociedade e as deixem no mesmo nível de convívio, locomoção, atendimentos em órgãos públicos, garantia de ensino na mesma qualidade e capacitação e inclusão profissional.

Quais são as leis que garantem o direito à inclusão social? ›

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, é um conjunto de dispositivos destinados a assegurar e a promover, em igualdade de condições com as demais pessoas, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social ...

Qual é o papel do professor no processo de inclusão? ›

O professor deverá promover um ensino igualitário e sem desigualdade, já que quando se fala em inclusão não estamos falando somente nos deficientes e sim da escola também, onde a diversidade se destaca por sua singularidade, formando cidadãos para a sociedade.

Qual é a lei de inclusão escolar? ›

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 20151

Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Como está a inclusão no Brasil nos dias de hoje? ›

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial têm necessidades especiais. Se este percentual for aplicado ao Brasil, nós teremos cerca de 18 milhões de pessoas com necessidades especiais.

Como promover a inclusão social de pessoas com deficiência? ›

Inclusão de pessoas com deficiência na educação

Para promover essa inclusão, uma alternativa interessante é que sejam feitos mutirões de pais e professores nas escolas, que podem fazer rifas, promover eventos, entre outras ações a fim de arrecadar dinheiro.

Quantos tipos de deficiência existem? ›

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

O que é inclusão social resposta? ›

A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.

O que é inclusão resposta? ›

A Inclusão é um processo que visa apoiar a Educação para Todos e para cada criança no Mundo (Ainscow & Ferreira, 2003, citado em Rodrigues, 2003). Esta ideia implica encarar a escola como um espaço onde todas as crianças e jovens têm lugar para aprender e adquirir conhecimento e para desenvolver-se enquanto pessoa.

O que é a inclusão social na escola? ›

A inclusão social aborda questões como respeito às diferenças e à participação igualitária dos cidadãos. No caso de crianças com necessidades especiais, a inclusão abarca sua participação na sociedade em geral e, particularmente, em instituições de educação regular (inclusão escolar).

Qual a origem do termo inclusão social? ›

Significado de Inclusão Social

Inclusão social é uma expressão. Inclusão é um substantivo feminino que vem do Latim includere, que significa “fechar em, rodear, inserir”.

Qual e o principal objetivo da inclusão social? ›

Por isso, o principal objetivo da inclusão social é permitir que todos os cidadãos, independentemente da sua situação de vida no momento, tenham acesso a serviços como saúde, educação, lazer, cultura, emprego, moradia, entre outros.

Qual a importância da inclusão social no Brasil? ›

Inclusão social como bandeira de luta

Nesse contexto, a inclusão social surge como uma bandeira de luta por meio de movimentos sociais. São eles das mais variadas causas, levantando e dando voz a grupos que sofrem exclusão por causa da cor da pele, etnia, religião, entre outros.

Por que a inclusão social e um problema? ›

Esse problema, tão antigo quanto o homem, se define por meio da falta de oportunidades, injustiça social, preconceitos e desigualdades, posto que exclui diversas pessoas (exclusão social) da vida social, econômica e política.

Como lidar com a inclusão? ›

Estabeleça critérios de inclusão

Para isso, é essencial deixar claro que as pessoas não podem ser humilhadas e brincadeiras de mau gosto não devem ser feitas em nenhuma aula. Explique e mostre como o respeito é o primeiro passo para a harmonia e que as atitudes ofensivas não serão toleradas.

Qual o sinônimo de inclusão? ›

13 sinônimos de inclusão para 2 sentidos da palavra inclusão: Integração de um elemento num todo: 1 incorporação, inserção, introdução, colocação, integração.

Qual é o oposto de inclusão? ›

1. exclusiva, exceção, segregação, exclusão, eliminação, expulsão, omissão. 2. nequice, descuido, segregação, falha, elisão, preterição, limitação, excepção, desatenção, falta, irregularidade, lacuna, supressão, restrição, lapso, negligência.

Quais os desafios da inclusão social? ›

Outro aspecto importante que devemos evidenciar na dificuldade da inclusão social é a falta de integração e respeito por parte das pessoas da sociedade. A luta das pessoas com deficiência gira muito mais em torno de buscar sua autonomia e independência do que literalmente a inclusão social.

Quando a inclusão social acontece? ›

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

Quais são os principais projetos de inclusão social? ›

Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes: - O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular; - A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.

O que é ser uma pessoa inclusiva? ›

Significado de Inclusivo

adjetivo Capaz de incluir, de inserir, de acrescentar algo no interior de outra coisa. Que inclui, que não deixa de lado, que abarca, abrange, integra ou compreende: projeto inclusivo. [Linguística] Do qual faz parte o falante e o ouvinte: pronome inclusivo.

Quem criou a inclusão social? ›

Do ponto de vista sociológico, a ideia de inclusão social remete as noções que Émile Durkheim tinha da educação e sua função de integrar harmoniosamente o indivíduo na sociedade, evitando os conflitos e o isolamento.

Quais os grupos mais afetados pela inclusão social? ›

Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos.

Videos

1. Turma da Mônica em INCLUSÃO SOCIAL - Uma Visão Geral
(Bisnagas Kids)
2. INCLUSÃO SOCIAL: O MERCADO DE TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
(Coperil Escola)
3. INCLUSÃO ESCOLAR
(Educação NT)
4. Research Highlight: Multilingualism for social inclusion
(Superintendência de Relações Internacionais - UFF)
5. Tiago Vasconcelos propõe trabalhar pela inclusão social dos autistas
(TV GP1)
6. Palestra sobre a Inclusão Social - Parte II CMEI Ação em Quatro Rodas, Onde sua aventura começa
(Ação em Quatro Rodas Oficial)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Ray Christiansen

Last Updated: 11/28/2022

Views: 5723

Rating: 4.9 / 5 (49 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Ray Christiansen

Birthday: 1998-05-04

Address: Apt. 814 34339 Sauer Islands, Hirtheville, GA 02446-8771

Phone: +337636892828

Job: Lead Hospitality Designer

Hobby: Urban exploration, Tai chi, Lockpicking, Fashion, Gunsmithing, Pottery, Geocaching

Introduction: My name is Ray Christiansen, I am a fair, good, cute, gentle, vast, glamorous, excited person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.