Programa Artemis: objetivos, etapas, importância - Brasil Escola (2022)

O programa Artemis é um programa de exploração espacial desenvolvido pela Nasa que levará o ser humano mais uma vez para a superfície da Lua. Composto por três missões com início em 2022, o programa visa a aprofundar as pesquisas a respeito do nosso satélite natural e do Sistema Solar, além de aumentar o tempo de permanência dos astronautas no espaço como parte importante da preparação para uma próxima missão de grande porte que tem como destino o planeta Marte.

Leia também: Mitos e verdades sobre a chegada do homem à Lua

Tópicos deste artigo

  • 1 - Resumo sobre o programa Artemis
  • 2 - Objetivos do programa Artemis
  • 3 - Origem e história do programa Artemis
  • 4 - Etapas do programa Artemis
  • 5 - Brasil e o programa Artemis
  • 6 - Importância do programa Artemis

Resumo sobre o programa Artemis

  • O programa Artemis tem como objetivos enviar novamente seres humanos à Lua, bem como aprofundar os estudos e a exploração do satélite natural e do Sistema Solar com a realização de missões de longo prazo que preveem a maior permanência humana no espaço.

  • Representa também um teste para uma futura missão tripulada em Marte, com a instalação de uma base auxiliar na Lua.

  • É considerado irmão gêmeo do programa Apollo, responsável pelo primeiro ser humano a pisar na superfície lunar em 1969. Por essa razão, o atual programa recebeu o nome da deusa Ártemis, irmã gêmea do deus Apolo na mitologia grega.

  • O Artemis é derivado de um projeto que teve início ainda em 2004, mas foi cancelado cinco anos mais tarde devido aos custos elevados. Sua retomada aconteceu em 2017.

  • A primeira etapa do Artemis acontecerá em 2022 e consiste em uma viagem não tripulada para a órbita lunar.

  • A segunda etapa do programa está prevista para 2024 e tem como objetivo a observação do funcionamento dos sistemas em uma viagem tripulada que realizará um sobrevoo na Lua.

    (Video) Democracia - Brasil Escola

  • A terceira e última etapa será a mais longa e possivelmente contínua, com o retorno dos seres humanos à superfície da Lua e ampliação dos estudos a respeito do satélite, com a possibilidade de exploração de recursos para a produção de combustíveis para foguetes.

  • O Brasil é um dos países signatários do Acordo Artemis, que estabelece os princípios para a exploração espacial de forma pacífica e sustentável.

  • Com o programa Artemis será a primeira vez que uma mulher e uma pessoa negra pisarão na superfície lunar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivos do programa Artemis

O programa Artemis, desenvolvido pela Nasa com a parceria de empresas privadas, como a SpaceX e a Blue Origin, pretende enviar os seres humanos novamente à superfície da Lua, repetindo o feito que aconteceu há mais de meio século, mais precisamente nos anos de 1969 e 1972. Desta vez, a intenção é a de que caminhem pelo satélite natural a primeira mulher e a primeira pessoa negra, os quais compõem uma equipe mais diversa do que as anteriores. No entanto, essa é uma etapa intermediária, que viabilizará o principal objetivo do programa Artemis.

Programa Artemis: objetivos, etapas, importância - Brasil Escola (1)
(Video) Nova Ordem Mundial - Brasil Escola

De acordo com as informações da Nasa, o programa tem dois objetivos gerais. O primeiro deles é o de avançar na exploração e nas descobertas científicas espaciais, visando a compreender melhor a origem e a história do nosso planeta, da Lua e do Sistema Solar. Para isso, a Nasa pretende estabelecer uma base fixa no satélite, com instalações para o trabalho e moradia temporária dos astronautas, onde a presença humana será recorrente.

O segundo objetivo do programa Artemis, e talvez o principal deles, é o de que a experiência adquirida com a utilização de novas tecnologias e as habilidades desenvolvidas na nova missão à Lua representem um teste para a exploração de Marte, tendo em vista a pretensão da Nasa de enviar astronautas para o planeta na década de 2030. Nesse projeto, a Lua desempenhará a função de base auxiliar.

Confira no nosso podcast: O que você precisa para sobreviver em Marte?

Origem e história do programa Artemis

O programa Artemis é descrito como o irmão gêmeo do programa Apollo, que esteve vigente entre os anos de 1961 e 1972 e desempenhou diversas missões na órbita e na superfície lunar. O programa Apollo é mais conhecido por ser responsável pelo primeiro ser humano a pisar na Lua, o que aconteceu em 20 de julho de 1969.

Pelas semelhanças com o programa Apollo, o atual programa de exploração lunar recebeu o nome de Artemis, revelado no ano de 2019. Na mitologia grega, a deusa da caça e da vida selvagem Ártemis era irmã gêmea do deus Apolo, considerado deus do Sol.

No início dos anos 2000, os Estados Unidos apresentaram o programa Visão para a Exploração do Espaço, assinado pelo presidente à época, George W. Bush. Uma das propostas era justamente a de enviar novamente astronautas para a Lua e utilizar as experiências como ponto de partida para a realização de missões tripuladas em Marte.

O programa Constellation, como ficou conhecido, previa a construção dos veículos Ares I e Ares II junto da nave Orion e do módulo lunar, e seu início deveria ter acontecido em 2011. No entanto, os custos eram elevados e não havia condições suficientes para a sua manutenção no orçamento nacional, o que levou ao seu cancelamento em 2009 pelo presidente Barack Obama.|1|

A Nasa retomou a sua tarefa de elaborar novas atividades que promoveriam o retorno dos seres humanos à superfície da Lua a partir de 2017, quando o então presidente estadunidense Donald Trump assinou a Diretiva de Política Espacial 1. O documento autorizava a realização de novas missões tripuladas e de longa duração para a exploração lunar, estabelecendo também outras viagens exploratórias para planetas como Marte.

(Video) Heredograma - Brasil Escola

Dois anos mais tarde, em 2019, o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, estabeleceu o ano de 2024 como o limite para a chegada dos seres humanos ao polo sul da Lua, que é a região pela qual a Nasa pretende dar início à sua missão tripulada.

Até o momento, a agência estima que o programa Artemis terá custo de 93 bilhões de dólares. Trabalham em conjunto com a Nasa 11 empresas privadas estadunidense de tecnologia que estão atuando no desenvolvimento de equipamentos como aterrissadores e módulos de pouso, além de outras nove empresas responsáveis por robôs lunares que farão a coleta de dados in loco. Muitas dessas empresas pretendem desenvolver atividades econômicas na Lua, com a potencial exploração de recursos naturais para a produção de combustível para foguetes. Esse combustível seria utilizado nas missões futuras, como para Marte.

Etapas do programa Artemis

Programa Artemis: objetivos, etapas, importância - Brasil Escola (2)

O programa Artemis é composto por três etapas (ou missões), as quais descrevemos abaixo.

  • Artemis I: a primeira missão do programa Artemis não será tripulada e será colocada em prática em 2022, com previsão de duração de 42 dias. Seu objetivo é promover um teste de equipamento, verificando a capacidade do veículo Space Lauch System (SLS) e da nave Orion chegarem até a órbita lunar e retornarem em segurança para a Terra. Nesse percurso serão enviados dez pequenos satélites para investigações iniciais.

    O SLS é um foguete de 98 metros de comprimento com a capacidade de transportar, em uma única missão, a cápsula Orion, os astronautas e as cargas. A Orion, por sua vez, tem a capacidade para transportar quatro pessoas e será responsável pelo envio dos tripulantes do foguete até a superfície lunar.

  • Artemis II: a segunda missão do programa Artemis está prevista para 2024. Planejada para durar dez dias, o objetivo dessa etapa é o transporte de tripulantes para a realização de um sobrevoo na Lua. Com isso, será possível avaliar a maneira como os veículos e seus respectivos sistemas atuam na viagem e garantir a segurança das missões futuras.

    Trata-se da viagem mais distante já realizada pelos humanos no espaço profundo, já que o trajeto prevê a volta completa ao redor da Lua e a passagem pelo seu chamado lado escuro.

    (Video) Capitalismo: o que é, origem e características - Brasil Escola

  • Artemis III: a terceira etapa do programa tem previsão para início em 2025 e deverá ser uma missão contínua. Um de seus objetivos é o de colocar o ser humano mais uma vez na superfície da Lua. Além disso, o Artemis III visa à exploração recorrente do satélite e o ganho de experiência para o desenvolvimento de missões mais longas e distantes, como aquela que deverá levar uma tripulação ao planeta Marte.

Leia também: Fatos que comprovam a chegada do homem à Lua

Brasil e o programa Artemis

Liderado pelos Estados Unidos, o programa Artemis conta com a cooperação de um grupo de 20 países, do qual o Brasil faz parte. Em junho de 2021, o país se tornou signatário do documento denominado Acordo Artemis, que estabelece um conjunto de princípios para a exploração racional, sustentável e pacífica do espaço.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) preveem uma colaboração técnica e científica, com o compartilhamento de informações e tecnologias, como equipamentos robóticos, que visam ao aperfeiçoamento das pesquisas espaciais brasileiras.|2||3|

Importância do programa Artemis

O programa Artemis representa o início de uma importante fase da exploração espacial, com a realização de missões tripuladas mais distantes e duradouras. Conforme aponta a Nasa, o programa expandirá o escopo das pesquisas espaciais inicialmente na Lua e depois em outros corpos celestes, incluindo planetas até então alcançados com o auxílio de sondas robóticas, como Marte, abrindo margem para a exploração de recursos naturais e a instalação de longo prazo dos seres humanos.

A importância do programa Artemis se estende para aquela que a Nasa chama de Geração Artemis, que são futuros cientistas inspirados pelo atual trabalho. A agência acredita que a seleção de uma equipe muito mais diversa, em termos de gênero e etnia, para atuar nas missões da Artemis incentivará milhares de crianças e jovens que se interessam pelo tema espacial a se verem representados naqueles profissionais e perseguirem uma carreira como cientistas, gerando grandes contribuições futuras para a exploração do nosso Sistema Solar e além.

Notas

|1| NOGUEIRA, Salvador. Conheça a origem da missão Artemis, para levar humanos novamente à Lua. Folha de S.Paulo, 28 ago. 2022. Disponível aqui.

(Video) Resenha Crítica - Brasil Escola

|2| CORREIA, Flávia. De volta à Lua: saiba como o Brasil pode participar do Programa Artemis. Olhar Digital, 26 ago. 2022. Disponível aqui.

|3| GNIPPER, Patrícia. EXCLUSIVO! O que o Brasil fará no Programa Artemis? Presidente da AEB conta tudo. Canal Tech, 18 jun. 2021. Disponível aqui.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

FAQs

Quais eram os objetivos da missão Apollo 11 o que foi possível descobrir a respeito da Lua depois dessa viagem? ›

Apollo 11 foi o nome dado à missão realizada pela Nasa, responsável por levar os primeiros astronautas à Lua. O principal objetivo dessa missão era executar um voo tripulado até o satélite e, em seguida, pousar com segurança sobre sua superfície.

Qual a importância da NASA para o mundo? ›

A NASA foi a responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.

Quantas missões tripuladas à Lua? ›

No total, foram feitas onze missões tripuladas no projeto Apollo, e seis delas pousaram na Lua, no total de doze astronautas que caminharam no solo lunar e lá fizeram experimentos científicos.

O que é a NASA e qual o seu motivo de fundação? ›

NASA é a sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Essa agência espacial estadunidense tem a função de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, bem como cuidar da exploração do universo, buscando sempre entender como o cosmo foi criado.

Quais eram os Módulos do Apollo 11? ›

O Módulo Lunar era formado por duas partes: módulo de descida e módulo de ascensão. O módulo de descida era responsável pelo pouso na Lua, já o módulo de ascensão permitia o retorno à órbita lunar para o rendez-vous com o Módulo de Comando e Serviço Apollo, que era o veículo de retorno para a Terra.

Quem foi o primeiro brasileiro a pisar na Lua? ›

Marcos Pontes
Astronauta da AEB
Tempo no espaço9d 21h 16m 52s
Seleção1998
MissõesSoyuz TMA-8 Missão Centenário TMA-7
22 more rows

Qual é o objetivo das viagens espaciais? ›

A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1.

Qual é a importância das pesquisas espaciais para os seres humanos? ›

A viagem espacial é um componente necessário da exploração espacial, mas também suporta atividades tais como lançamento de satélites de telecomunicações e turismo espacial, sendo cogitada por Elon Musk como um possível futuro para a humanidade, no que diz respeito a evolução da tecnologia e descobrimento de novos ...

Quais os benefícios que a tecnologia espacial trouxe para a sociedade? ›

A exploração espacial traz um monte de benefícios que a maioria das pessoas nem faz ideia. Conheça alguns dos menos divulgados, muito além de satélites
  • 1 – A câmera do seu celular. ...
  • 3 – Compressão de Video. ...
  • 4 – Comida de Bebê ...
  • 5 – Trajes de Compressão para Gestantes. ...
  • 6 – Ferramentas Wireless. ...
  • 7 – Pistas de Pouso.

Quais missões falharam e por quê? ›

As missões Apollo 18, 19 e 20 foram canceladas no Programa Apollo. O Programa Apollo foi criado pela Nasa, agência responsável pelos programas especiais dos Estados Unidos, com o objetivo de levar o homem à Lua.

Quais países já foram para a Lua? ›

As missões à Lua foram conduzidas pelas seguintes nações e entidades (em ordem cronológica): União Soviética, Estados Unidos, Japão, Agência Espacial Europeia, China, Índia, Luxemburgo e Israel.

Por que escolheram o nome Apolo para a missão? ›

Apollo” foi escolhido porque seguia a linha de nomes mitológicos inaugurada com a Mercury, primeira missão tripulada pelos americanos. Se Mercúrio era o deus dos viajantes, Apolo tinha mais importância como filho do todo-poderoso Zeus. Ártemis e Apolo eram gêmeos, mas a deusa da Lua não era tão popular.

O que a NASA estuda? ›

NASA significa Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica, (National Aeronautics and Space Administration) e é a Agência Espacial Americana, que responde pela pesquisa, e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial e tem como missão incrementar o futuro na pesquisa, a descoberta e a ...

Qual é a NASA do Brasil? ›

Qual a NASA do Brasil? Agência Espacial Brasileira (AEB) é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.

O que a NASA estuda antes do espaço? ›

A NASA (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência estadunidense que tem por função o desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas e a exploração espacial.

Onde está o módulo lunar? ›

O módulo lunar conhecido como “Snoopy” foi encontrado em órbita perpétua a pouco mais de 15 quilômetros de distância da Lua, por onde tem navegado à deriva desde os últimos 50 anos.

Como a Apollo saiu da Lua? ›

Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

Qual a velocidade do módulo lunar? ›

13h54 - O motor de propulsão arranca e o módulo lunar começa a subir e atinge uma velocidade vertical de 24 m/s a 305 m de altitude.

Quantas vezes o homem já foi à Lua? ›

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

Quanto tempo demora para ir até a Lua? ›

Realizada pela NASA em julho de 1969, a missão Apollo 11 tinha como objetivo levar um homem até a Lua e trazê-lo de volta em segurança. Ela durou 8 dias e foi muito bem sucedida.

Foi a última vez que o homem pisou na Lua? ›

Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.

Qual dos eventos da história da exploração espacial e mais importante? ›

A corrida espacial aconteceu entre 1957 e 1975 sendo um dos capítulos da Guerra Fria. Nela, americanos e soviéticos disputavam a hegemonia na exploração espacial. A chegada do homem à Lua, em 1969, foi um dos capítulos mais marcantes da corrida espacial.

Quais são os principais obstáculos às viagens espaciais? ›

5 desafios gigantes que a exploração espacial precisa enfrentar
  • Energia. Um dos maiores desafios que os humanos precisam enfrentar se quiserem levar seus domínios para outros planetas está na energia. ...
  • Poluição espacial. ...
  • Navegação. ...
  • Radiação espacial. ...
  • Só existe uma Terra.
Mar 15, 2016

Qual foi a primeira viagem ao espaço? ›

Mas quem foi ele? O cosmonauta – termo utilizado para se referir aos astronautas russos – fez a primeira viagem espacial da história da humanidade a bordo da nave Vostok 1, em 12 de abril de 1961, há exatos 61 anos.

Como a pesquisa espacial influência na nossa vida? ›

Os trajes espaciais da NASA e os equipamentos de bombeiro usam um tecido similar ‒ A NASA melhorou significativamente um tecido incrivelmente resistente ao fogo para uso em trajes e naves espaciais que agora são usados em equipamentos de proteção de bombeiros, bem como em várias aplicações civis e militares.

Quais são as vantagens de explorar o espaço? ›

E a descoberta de que a Terra é, além de azul, redonda. Os benefícios são ganhos direcionados em engenharia e avanço da fronteira científica, com potencial de transformar a atmosfera e o espaço imediatamente próximos à Terra em um local onde poderemos trabalhar melhor.

Quais são os benefícios da exploração espacial? ›

Dentre os benefícios trazidos para a humanidade devido às viagens espaciais, podemos destacar o purificador de água, que foi desenvolvido em colaboração entre engenheiros da NASA e empresas comerciais, com a intenção de fornecer um suprimento pronto de água potável.

Qual a importância da exploração espacial nas descobertas e desenvolvimento da ciência? ›

A primeira vantagem da exploração espacial é o conhecimento. Graças a isso, as pessoas podem obter mais informações sobre o universo. Não se trata apenas da forma da Terra ou do número de planetas no nosso sistema solar, trata-se de compreender as leis e os segredos do nosso universo.

Qual a importância das viagens espaciais para a ciência? ›

O processamento digital de imagens, utilizados em exames de ressonância magnética, por exemplo, teve início a partir da necessidade de observar superfícies extraterrestres, como a da Lua, durante a corrida espacial dos anos 60. Esse é um benefício muito relevante para a Medicina.

Como começou a exploração espacial? ›

A primeira exploração direta do espaço teve início no dia 4 de outubro de 1957, nessa data a União Soviética enviou um satélite artificial denominado de Sputnik. O foguete foi lançado de uma base russa localizada no Cazaquistão.

O que os astronautas sentiram e disseram sobre a experiência? ›

"Parece que não há dificuldade para se deslocar, como suspeitávamos. É até mesmo mais fácil que nas simulações com um sexto de gravidade que realizamos na Terra. Caminhar não é realmente um problema" (Neil Armstrong ao centro de controle, pouco depois de deixar o módulo lunar). "Comecei a correr lentamente.

Qual o objetivo da viagem à Lua? ›

Os objetivos implícitos da viagem à Lua eram dar aos Estados Unidos a liderança e a competência em vôos espaciais tripulados e definir as potencialidades do homem como explorador do espaço.

Qual era o principal objetivo da corrida espacial? ›

A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.

O que aconteceu com as pessoas que foram à Lua? ›

Astronautas que foram à Lua em 1969 precisaram ficar isolados em quarentena. Poucas semanas depois de se tornar o primeiro homem a andar na lua, o astronauta Neil Armstrong, da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos) comemorou o 39º aniversário em quarentena.

Como a Apollo saiu da Lua? ›

Os astronautas usaram o estágio de subida do módulo lunar para saírem da Lua e acoplarem com o Columbia. O Eagle foi abandonado antes de realizarem as manobras que os colocaram em uma trajetória de volta para a Terra. Eles retornaram em segurança e amerissaram no Oceano Pacífico em 24 de julho após oito dias no espaço.

Videos

1. Primeira República - Brasil Escola
(Brasil Escola)
2. Industrialização brasileira - Brasil Escola
(Brasil Escola)
3. Absolutismo - Brasil Escola
(Brasil Escola)
4. Fonema, Letra e Dígrafo - Brasil Escola
(Brasil Escola)
5. Estudo Dirigido: História nas Carreiras Militares - AlfaCon Militares
(AlfaCon Militares)
6. Era Vargas no Enem - Brasil Escola
(Brasil Escola)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Rubie Ullrich

Last Updated: 12/20/2022

Views: 5649

Rating: 4.1 / 5 (52 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Rubie Ullrich

Birthday: 1998-02-02

Address: 743 Stoltenberg Center, Genovevaville, NJ 59925-3119

Phone: +2202978377583

Job: Administration Engineer

Hobby: Surfing, Sailing, Listening to music, Web surfing, Kitesurfing, Geocaching, Backpacking

Introduction: My name is Rubie Ullrich, I am a enthusiastic, perfect, tender, vivacious, talented, famous, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.