A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
A região possui uma demografia baixa, com cerca de 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro. Essas pessoas estão distribuídas em uma área territorial de 3.853.575,6 km², correspondendo à menor densidade demográfica do país, com 4,12 habitantes/km². Atualmente sua economia apresenta-se diversificada, com atividades industriais, agropecuária e extrativismo.
Leia também: Regiões do Brasil – agrupamentos de estados com características semelhantes
Dados gerais e mapa da Região Norte
- Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
- Região geoeconômica: Amazônia.
- Gentilício: nortista.
- Área territorial: 3.853.575,6 km² (IBGE – 2020).
- População: 3.853.575,6 (IBGE – 2010).
- Densidade demográfica: 4,12 habitantes/km² (IBGE – 2020).

Geografia da Região Norte
Os aspectos geográficos da Região Norte são bastante diversificados, com a presença de vários elementos naturais distintos. O clima predominante é o equatorial, o qual apresenta bastante umidade, temperaturas elevadas ao longo do ano (média de 25º ºC) e elevado índice pluviométrico, ou seja, chuva o ano todo. Algumas áreas apresentam clima tropical, como o Tocantins, Pará e Roraima, com duas estações bem definidas: inverno e verão. O inverno apresenta temperaturas amenas, sendo frio e seco; já o verão é quente e úmido.
A Floresta Amazônica brasileira, conhecida como Amazônia Legal, é a principal vegetação do Norte, pois está presente em quase todo o território nortista e é responsável pelas características climáticas, hidrográficas e vegetais dessa região. Trata-se de uma floresta densa, alta, heterogênea (variedade de espécies), latifoliada (folhas largas) e perenifólias (não caem o ano todo).
A Amazônia possui quatro tipos de variações da vegetação: mata de inundação, mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme. Há também na Região Norte a presença de Cerrado no Tocantins e sul do Pará.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Além disso, a região apresenta três unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Prevalecem áreas de planície na região central e nas proximidades do leito do Rio Amazonas e seus principais afluentes, a Planície do Amazonas. No norte do Amazonas, Roraima e Amapá, há incidência maior de áreas de planaltos, como o Planalto das Guianas. No sul do Pará, Tocantins e Rondônia, prevalece o Planalto Central. Destacam-se as depressões da Amazônia Ocidental (oeste do Amazonas) e Sul-Amazônica (sul do Pará).
Sobre a hidrografia da região, sabemos que a principal bacia é a do Amazonas, que é a maior bacia hidrográfica do mundo. Ela está presente em todos os estados, exceto no leste do Pará e Tocantins, que são banhados pela Bacia do Rio Tocantins-Araguaia.
Economia da Região Norte
A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo mineral e vegetal, agropecuária e indústria. Nos últimos anos, houve um avanço considerável das áreas de extração vegetal ilegal, principalmente no Amazonas, Pará e Rondônia.

Na extração mineral, destacamos a extração de diamante, ouro, ferro, estanho, alumínio, manganês e níquel. O estado do Pará é o grande destaque, pois apresenta vastas áreas de mineração. A agropecuária, por sua vez, avança à medida que o desmatamento cresce. Áreas de devastação dão lugar a novas culturas e propriedades de criação de bovinos. Destaca-se o cultivo de soja, café, cacau, arroz, mandioca e milho.
Quanto à atividade industrial, Manaus e Belém possuem os maiores e mais sofisticados parques industriais. A Zona Franca de Manaus reúne cerca de 500 indústrias diversificadas. O cenário industrial apresenta bastante crescimento nas últimas décadas devido à vasta mão de obra que se apresenta no local e matéria-prima abundante.
Veja também: Latifúndio – grande extensão de terra que contribui com o desmatamento da Amazônia
Demografia da Região Norte
Na Região Norte, assim como em toda a Amazônia legal, houve um avanço no crescimento das áreas urbanas e, consequentemente, do contingente populacional, em decorrência dos projetos de integração e exploração econômica implementados no final do século XX, como o polo industrial de Manaus. Tais fatores contribuíram para a ampliação do número de cidades e formação de novas vilas e povoados, que crescem aceleradamente no que tange à população total.
No censo demográfico de 2000, a população da Região Norte somava 12.893,561 milhões habitantes. Em um intervalo de tempo de 10 anos, esse número saltou para 15.864.454 milhões de habitantes. Metrópoles com Manaus e Belém foram responsáveis pelo acréscimo e atração populacional, pois são centros de fornecimento de produtos e serviços que não se encontram em outros lugares, além das políticas de incentivo à atividade industrial.

Nas últimas décadas, houve um significativo aumento das áreas urbanas e da população nas cidades. O censo do IBGE revelou que todos os estados apresentam população urbana superior à rural. O último censo revelou que há 11.664.509 milhões de habitantes em áreas urbanas e 4.199.945 milhões de habitantes em áreas rurais. Isso denota que 64% da população vive em áreas urbanas contra 36% em áreas rurais. Essa concentração ocorre principalmente nas capitais.
História da Região Norte
Vários eram os grupos indígenas que habitavam as terras correspondentes à atual Região Norte, no entanto isso foi mudando com a chegada dos europeus, que iniciaram a ocupação e exploração da área interessados nas riquezas do território. Houve várias expedições na busca pelas chamadas drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, cacau, entre outra) e captura de indígenas.
No século XVIII, o Ciclo da Borracha tornou-se a principal atividade econômica, atraindo várias pessoas. A seringueira (árvore usada para a produção de borracha natural) adaptou-se bastante ao clima e às condições naturais da área, sendo responsável até o século XIX pela atividade econômica desse território.
Já do século do XX até os dias atuais, observa-se o desenvolvimento de outras atividades, como a extração da madeira, mineração e implantação da indústria, bem como o avanço da fronteira agrícola.
Acesse também: Biografia de Chico Mendes, um grande ativista das causas ambientais
Exercícios resolvidos
Questão 1 – (Unirio) Sobre a Zona Franca de Manaus, podemos afirmar corretamente que:
A) seu parque industrial é dominado principalmente por modernas indústrias têxteis e alimentícias.
B) seu projeto industrial tem como base a proteção tarifária e, em sua estrutura, dominam os capitais internacionais.
C) sua produção se destina basicamente a atender à demanda do mercado consumidor regional.
D) mesmo caracterizando-se como um polo industrial, a Zona Franca de Manaus não chegou a promover um processo de expansão urbana.
E) domina a utilização de matérias-primas regionais, atendendo às necessidades do mercado consumidor.
Resolução
Alternativa E. Cidades como Manaus (AM) e Belém (PA) recebem grandes indústrias na atualidade por apresentarem parques industriais diversificados, que atendem a demandas locais, regionais e nacionais, pois se integram a todos os mercados de consumo nesses níveis e contam com abundante matéria-prima, além de mão de obra, energia e transportes.
Questão 2 - (Unesp) O texto permite abordar aspectos fundamentais da atividade agrícola na Amazônia.
“Nas últimas quatro décadas, a demanda alimentar mundial quase triplicou, devido ao crescimento populacional e ao crescente enriquecimento. Essa demanda deslocou os agricultores para terrenos montanhosos e muitas vezes florestais. Sem o tempo necessário para construir os terraços tradicionais, os fazendeiros desmatam e aram terras íngremes, sabendo que elas terão de ser abandonadas em uma ou duas décadas devido à erosão. Da mesma forma, agricultores desesperados entram pelas florestas tropicais, como as da Amazônia, limpam a terra e a abandonam três ou cinco anos depois, quando as plantações esgotam o solo.” (PORRITT, J. Salve a Terra. 1991, p. 64)
Assinale a alternativa que contém esses aspectos.
A) Perda de terras agricultáveis, diminuição da fertilidade dos solos e expansão da fronteira agrícola.
B) Perda de terras agricultáveis, desmatamento e criação intensiva de gado bovino.
C) Diminuição da fertilidade dos solos, desmatamento e implantação de canais de drenagem.
D) Desmatamento, expansão da fronteira agrícola e implantação de técnicas de irrigação.
E) Perda de terras agricultáveis, poluição da água subterrânea e desmatamento.
Resolução
Alternativa A. Quando a terra não é utilizada de maneira correta na agricultura moderna, ela logo perde suas propriedades químicas e torna-se pobre, diminuindo a sua fertilidade e obrigando as práticas agrícolas a se deslocarem no espaço para encontrar novas áreas.
FAQs
Quais são as principais características da região Norte? ›
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
Qual a principal atividade econômica da região Norte? ›Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.
Quais são os estados que fazem parte da região Norte? ›A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Qual a origem da região Norte? ›A região Norte do Brasil começou a se ocupar ainda no processo de colonização, mas um tanto limitada pela mata fechada e rios largos. As primeiras expedições registradas são espanholas. No século XVI, a exploração das terras nortistas aumentou.
Qual é a cultura da região Norte? ›A cultura da região Norte é marcada pelo folclore, com grandes atrações, como o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Sairé em Santarém (PA), o Círio de Nazaré em Belém (PA), entre outras. Também são notáveis as danças típicas, como as cirandas, a marujada, o carimbó, entre outras.
Qual é a curiosidade da região Norte? ›a Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica. ... a Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, pois ela abriga 100% da Amazônia legal.
O que e a economia da região Norte? ›A economia da região Norte é baseada no extrativismo vegetal e mineral. É uma das regiões menos industrializadas do país, contudo é a mais rica em termos de biodiversidade natural, por conta da Floresta Amazônica.
O que e produzido na região Norte? ›A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas ...
Qual o estado mais desenvolvido da região Norte? ›Foi a região brasileira que apresentou o maior crescimento econômico em um período de oito anos, passando de 4,7% em 2002 a 5,3% em 2010, em concentração do PIB brasileiro. Com um crescimento em volume do PIB de 14,2% e 74,2%, respectivamente, o Tocantins foi o estado que apresentou o maior crescimento em volume.
Qual é a importância da região Norte Pará o nosso país? ›“A região Norte é uma das cinco regiões político administrativas do Brasil, tem importância relevante, pois abriga a maior biodiversidade do mundo. Essa região é composta por sete estados, e é conhecida por ser o pulmão do planeta Terra.
Qual é a capital da região Norte? ›
Na região Norte as capitais são: Manaus, Belém, Palmas, Porto Velho, Boa vista, Rio Branco e Macapá.
Qual é o tipo de clima da região Norte? ›O clima equatorial é presente em todos os estados, exceto em algumas áreas do Tocantins, Pará e Roraima. Bastante quente e chuvoso, esse clima permite-nos dizer que não há inverno como nas outras regiões do Brasil.
Como e o sotaque da região Norte? ›Amazofonia, ou sotaque nortista, é o sotaque encontrado em boa parte dos habitantes da região amazônica (ou seja, a região norte do Brasil) e de seus sete estados. Segundo a geografia da língua portuguesa, o Brasil possui 11 dialetos, sendo esse encaixado como “dialeto nortista“.
Qual e o tipo de vegetação na região Norte? ›Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
Quais são os hábitos e costumes das pessoas que vivem na região Norte? ›A cozinha tradicional do norte do Brasil é rica em mandioca e peixe, herança dos costumes indígenas. A variedade de frutas existentes na região, por sua vez, se destaca na culinária nacional, bem como na internacional. São exemplos o guaraná, o açaí, o cupuaçu e a graviola.
Qual e a religião da região Norte? ›Segundo a distribuição oficial dos fiéis das principais religiões do Brasil, demonstrada pelo Censo Demográfico, a região norte tem uma população majoritariamente católica, mas também conta com um grande percentual de evangélicos pentecostais e evangélicos de missão, além de um número menor de seguidores de religiões ...
Qual e a dança típica da região Norte? ›Ela é composta por sete tipos de danças diferentes: o xote bragantino, a zabumba, o retumbo, a valsa, bagre, chorado e mazurca.
Quantas cidades tem na região Norte? ›O mapa da região Norte do Brasil mostra que ali está concentrada a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que corta seis dos setes estados. Ele sinaliza também que a região é a com menos municípios no país, apenas 450 cidades.
Qual é o tipo de relevo da região Norte? ›A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.
Quantos estados e capitais tem a região Norte? ›- Amazonas (AM) - Manaus.
- Pará (PA) - Belém.
- Acre (AC) - Rio Branco.
- Rondônia (RO) - Porto Velho.
- Roraima (RR) - Boa Vista.
- Amapá (AP) - Macapá
- Tocantins (TO) - Palmas.
Qual é a maior região do país? ›
A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.
Quais são as principais economias da região Norte? ›- Extrativismo mineral. O extrativismo mineral é predominante na região Norte do país, especialmente nas cordilheiras do sudeste do estado do Pará. ...
- Extrativismo vegetal e pecuária. ...
- Indústria. ...
- Turismo.
A economia da região Norte gira em torno de várias atividades, as principais delas são: agricultura, pecuária, indústria, comércio, turismo e extrativismo.
Quais são os dois maiores centros industriais do Norte? ›O caráter disperso da população da Região Norte faz com que as atividades econômicas concentre-se nos poucos centros regionais que Server a um maior contingente populacional. No caso da atividade industrial destacam-se os centros urbanos de Santarém (PA) e Rio Branco (AC).
Quais são as três principais formas de relevo da região Norte? ›Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.
Qual e o estado menos populoso da Região Norte? ›O estado de Roraima é o menos populoso do Brasil. Sua capital é Boa Vista com população de aproximadamente 300 mil habitantes. Tem como limites o estado do Pará a sudeste, Amazonas a sudeste e oeste; Guiana a leste, Venezuela ao norte e noroeste.
Qual e a cidade mais ao norte do Brasil? ›🗺️🔝 O ponto mais extremo ao norte do Brasil não fica no Oiapoque, mas no Monte Caburaí, no município Uiramutã, em Roraima. ⬅️ O ponto mais ocidental (oeste) do Brasil fica na nascente do rio Moa, em Mâncio Lima, no Acre. ➡️ O ponto mais oriental (leste) é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, Paraíba.
Quais são os recursos minerais explorados em todos os estados da Região Norte? ›Os recursos que são explorados em todos estados da Região Norte, exceto o Acre, são o ouro e a cassiterita.
Como vivem na região Norte? ›O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da Região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos (69,2%), brancos (23,9%), negros (6,2%) e índios e amarelos (0,7%).
Qual e o principal rio que banha a região Norte? ›Bacia Amazônica. Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.
Qual e o estado que tem mais habitantes? ›
No ranking dos estados, São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes.
Quais são as principais bacias hidrográficas da região Norte? ›Na Região Norte do Brasil, há duas grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins. A Bacia Amazônica, maior do mundo, é formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes. Com 3.869,953 km de extensão, em território brasileiro, possui 22.000 km de rios navegáveis.
Porque o norte e quente? ›O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).
Como é o verão na região Norte? ›Por isso, mesmo com as temperaturas acentuadas, a média termal permanece constante – entre 25ºC e 27ºC, podendo chegar a 35ºC apenas no verão. Já nos momentos de chuva, os índices pluviométricos atingem até 3.000 mm ao ano.
Qual é o nome da floresta que cobre a região Norte? ›A vegetação predominante na região Norte do Brasil é a Floresta Amazônica. Trata-se de um tipo florestal formado por árvores de grande porte, grande biodiversidade e que ocorre nas faixas tropicais do globo, sendo caracterizado climaticamente pelas altas temperaturas e pelo grande volume de chuvas.
Quais são as variações linguísticas do Norte? ›1- Moleque doido – Entre as expressões populares mais faladas está a gíria moleque doido, que significa pessoa maluca. 2- Moscô – ou moscar, quer dizer que a pessoa foi pega em flagrante. 3- Ixi – muito usado como exclamação. 4- Égua – é usada para indicar espanto ou admiração.
Qual sotaque é considerado o mais bonito do Brasil? ›- Segundo o estudo, feito com quase 2 mil brasileiros pelo Happn, 35% dos participantes se sentem atraídos pelo sotaque mineiro.
- Já em relação ao tipo de voz, os entrevistados acham mais atraente a voz sexy, aquele tom meio sussurrado.
Minas Gerais. Para o falar de Minas, desvendar as abreviações e palavras aglutinadas é grande parte do desafio: “Moço, eu não faço ideia prondecovô.
Quais são as principais características da região norte do Brasil? ›Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
Qual e o tipo de clima e vegetação da região norte? ›Relevo e Vegetação da Região Norte
É considerada a maior Floresta Tropical do mundo. Suas principais características são uma floresta fechada com a presença de árvores altas e pouca vegetação rasteira. O clima é quente e a umidade constante e elevada.
Qual e a maior planície da região norte? ›
As principais feições de planície da Região Norte são: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície do Rio Guaporé e Planícies Litorâneas. Nas planícies, concentram-se as feições mais densas de vegetação e as áreas de alagamento.
Quais são as vestimentas da região Norte? ›As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.
Quais são os patrimônios culturais da região Norte? ›Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o belíssimo encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.
Quais são as músicas da região Norte? ›Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada. A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma influência do batuque africano. Esse ritmo também tem influência das músicas folclóricas lusitanas, com castanholas na marcação das canções.
Qual é a principal característica da região Nordeste? ›A região Nordeste do Brasil apresenta particularidades que a diferencia de outras regiões. Apresenta clima em sua maioria tipo semiárido, em que apresenta como principais características: solos rasos e pedregosos, estacionalidade climática acentuada, elevada taxa de evapotranspiração e relevo variável (ARAÚJO, 2011).
Quais são as principais características da região Sul? ›Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico.
Quais são as características físicas da região Nordeste? ›É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino. Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Quais são os principais tipos de vegetação da região Norte? ›- Mata de igapó
- Mata de várzea.
- Nata de terra firme.
- Floresta semiúmida.
- Amazonas (AM) - Manaus.
- Pará (PA) - Belém.
- Acre (AC) - Rio Branco.
- Rondônia (RO) - Porto Velho.
- Roraima (RR) - Boa Vista.
- Amapá (AP) - Macapá
- Tocantins (TO) - Palmas.
As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.
Qual a economia da Região Sul do Brasil? ›
Região possui economia forte na agricultura e pecuária
A economia da Região Sul do Brasil, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é separada em alguns setores, sendo eles: agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.
A região Nordeste é formada por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe. Como possui grandes proporções de terra, foi separada em quatro pontos: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.
Qual é o tipo de vegetação no Nordeste? ›A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.
Qual e o tipo de clima da região Norte? ›O clima equatorial é presente em todos os estados, exceto em algumas áreas do Tocantins, Pará e Roraima. Bastante quente e chuvoso, esse clima permite-nos dizer que não há inverno como nas outras regiões do Brasil.
Qual e a base da economia da região Nordeste? ›A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.
Qual e o tipo de clima predominante na região Norte? ›O clima equatorial predominante na região Norte é proveniente de diversos fatores, mas o principal é a localização geográfica.
O que e a economia da região Norte? ›A economia da região Norte é baseada no extrativismo vegetal e mineral. É uma das regiões menos industrializadas do país, contudo é a mais rica em termos de biodiversidade natural, por conta da Floresta Amazônica.
Qual e o bioma da região Norte? ›A região norte do Brasil possui biomas diversificados, envolvendo áreas de cerrado, campos e vegetação litorânea, entretanto seu clima é altamente influenciado pela floresta amazônica, representante de mais da metade da floresta remanescente em todo o mundo e também da maior concentração de biodiversidade.
O que e o relevo da região Norte? ›Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.