Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (2023)

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

A região possui uma demografia baixa, com cerca de 15.864.454 habitantes, respondendo por apenas 8% do povo brasileiro. Essas pessoas estão distribuídas em uma área territorial de 3.853.575,6 km², correspondendo à menor densidade demográfica do país, com 4,12 habitantes/km². Atualmente sua economia apresenta-se diversificada, com atividades industriais, agropecuária e extrativismo.

Leia também: Regiões do Brasil – agrupamentos de estados com características semelhantes

Dados gerais e mapa da Região Norte

  • Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • Região geoeconômica: Amazônia.
  • Gentilício: nortista.
  • Área territorial: 3.853.575,6 km² (IBGE – 2020).
  • População: 3.853.575,6 (IBGE – 2010).
  • Densidade demográfica: 4,12 habitantes/km² (IBGE – 2020).
Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (1)

Geografia da Região Norte

Os aspectos geográficos da Região Norte são bastante diversificados, com a presença de vários elementos naturais distintos. O clima predominante é o equatorial, o qual apresenta bastante umidade, temperaturas elevadas ao longo do ano (média de 25º ºC) e elevado índice pluviométrico, ou seja, chuva o ano todo. Algumas áreas apresentam clima tropical, como o Tocantins, Pará e Roraima, com duas estações bem definidas: inverno e verão. O inverno apresenta temperaturas amenas, sendo frio e seco; já o verão é quente e úmido.

A Floresta Amazônica brasileira, conhecida como Amazônia Legal, é a principal vegetação do Norte, pois está presente em quase todo o território nortista e é responsável pelas características climáticas, hidrográficas e vegetais dessa região. Trata-se de uma floresta densa, alta, heterogênea (variedade de espécies), latifoliada (folhas largas) e perenifólias (não caem o ano todo).

A Amazônia possui quatro tipos de variações da vegetação: mata de inundação, mata de várzea, mata de igapó e mata de terra firme. Há também na Região Norte a presença de Cerrado no Tocantins e sul do Pará.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Video) Região Norte

Além disso, a região apresenta três unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Prevalecem áreas de planície na região central e nas proximidades do leito do Rio Amazonas e seus principais afluentes, a Planície do Amazonas. No norte do Amazonas, Roraima e Amapá, há incidência maior de áreas de planaltos, como o Planalto das Guianas. No sul do Pará, Tocantins e Rondônia, prevalece o Planalto Central. Destacam-se as depressões da Amazônia Ocidental (oeste do Amazonas) e Sul-Amazônica (sul do Pará).

Sobre a hidrografia da região, sabemos que a principal bacia é a do Amazonas, que é a maior bacia hidrográfica do mundo. Ela está presente em todos os estados, exceto no leste do Pará e Tocantins, que são banhados pela Bacia do Rio Tocantins-Araguaia.

Economia da Região Norte

A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo mineral e vegetal, agropecuária e indústria. Nos últimos anos, houve um avanço considerável das áreas de extração vegetal ilegal, principalmente no Amazonas, Pará e Rondônia.

Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (2)

Na extração mineral, destacamos a extração de diamante, ouro, ferro, estanho, alumínio, manganês e níquel. O estado do Pará é o grande destaque, pois apresenta vastas áreas de mineração. A agropecuária, por sua vez, avança à medida que o desmatamento cresce. Áreas de devastação dão lugar a novas culturas e propriedades de criação de bovinos. Destaca-se o cultivo de soja, café, cacau, arroz, mandioca e milho.

Quanto à atividade industrial, Manaus e Belém possuem os maiores e mais sofisticados parques industriais. A Zona Franca de Manaus reúne cerca de 500 indústrias diversificadas. O cenário industrial apresenta bastante crescimento nas últimas décadas devido à vasta mão de obra que se apresenta no local e matéria-prima abundante.

Veja também: Latifúndio – grande extensão de terra que contribui com o desmatamento da Amazônia

(Video) Região Norte - Brasil Escola

Demografia da Região Norte

Na Região Norte, assim como em toda a Amazônia legal, houve um avanço no crescimento das áreas urbanas e, consequentemente, do contingente populacional, em decorrência dos projetos de integração e exploração econômica implementados no final do século XX, como o polo industrial de Manaus. Tais fatores contribuíram para a ampliação do número de cidades e formação de novas vilas e povoados, que crescem aceleradamente no que tange à população total.

No censo demográfico de 2000, a população da Região Norte somava 12.893,561 milhões habitantes. Em um intervalo de tempo de 10 anos, esse número saltou para 15.864.454 milhões de habitantes. Metrópoles com Manaus e Belém foram responsáveis pelo acréscimo e atração populacional, pois são centros de fornecimento de produtos e serviços que não se encontram em outros lugares, além das políticas de incentivo à atividade industrial.

Região Norte: estados, economia, características - Mundo Educação (3)

Nas últimas décadas, houve um significativo aumento das áreas urbanas e da população nas cidades. O censo do IBGE revelou que todos os estados apresentam população urbana superior à rural. O último censo revelou que há 11.664.509 milhões de habitantes em áreas urbanas e 4.199.945 milhões de habitantes em áreas rurais. Isso denota que 64% da população vive em áreas urbanas contra 36% em áreas rurais. Essa concentração ocorre principalmente nas capitais.

História da Região Norte

Vários eram os grupos indígenas que habitavam as terras correspondentes à atual Região Norte, no entanto isso foi mudando com a chegada dos europeus, que iniciaram a ocupação e exploração da área interessados nas riquezas do território. Houve várias expedições na busca pelas chamadas drogas do sertão (cravo, canela, pimenta, cacau, entre outra) e captura de indígenas.

No século XVIII, o Ciclo da Borracha tornou-se a principal atividade econômica, atraindo várias pessoas. A seringueira (árvore usada para a produção de borracha natural) adaptou-se bastante ao clima e às condições naturais da área, sendo responsável até o século XIX pela atividade econômica desse território.

Já do século do XX até os dias atuais, observa-se o desenvolvimento de outras atividades, como a extração da madeira, mineração e implantação da indústria, bem como o avanço da fronteira agrícola.

Acesse também: Biografia de Chico Mendes, um grande ativista das causas ambientais

(Video) REGIÃO NORTE: ASPECTOS ECONÔMICOS - SETORES PRIMÁRIO, SECUDÁRIO E TERCIÁRIO DA REGIÃO

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Unirio) Sobre a Zona Franca de Manaus, podemos afirmar corretamente que:

A) seu parque industrial é dominado principalmente por modernas indústrias têxteis e alimentícias.

B) seu projeto industrial tem como base a proteção tarifária e, em sua estrutura, dominam os capitais internacionais.

C) sua produção se destina basicamente a atender à demanda do mercado consumidor regional.

D) mesmo caracterizando-se como um polo industrial, a Zona Franca de Manaus não chegou a promover um processo de expansão urbana.

E) domina a utilização de matérias-primas regionais, atendendo às necessidades do mercado consumidor.

Resolução

Alternativa E. Cidades como Manaus (AM) e Belém (PA) recebem grandes indústrias na atualidade por apresentarem parques industriais diversificados, que atendem a demandas locais, regionais e nacionais, pois se integram a todos os mercados de consumo nesses níveis e contam com abundante matéria-prima, além de mão de obra, energia e transportes.

(Video) Região Norte

Questão 2 - (Unesp) O texto permite abordar aspectos fundamentais da atividade agrícola na Amazônia.

“Nas últimas quatro décadas, a demanda alimentar mundial quase triplicou, devido ao crescimento populacional e ao crescente enriquecimento. Essa demanda deslocou os agricultores para terrenos montanhosos e muitas vezes florestais. Sem o tempo necessário para construir os terraços tradicionais, os fazendeiros desmatam e aram terras íngremes, sabendo que elas terão de ser abandonadas em uma ou duas décadas devido à erosão. Da mesma forma, agricultores desesperados entram pelas florestas tropicais, como as da Amazônia, limpam a terra e a abandonam três ou cinco anos depois, quando as plantações esgotam o solo.” (PORRITT, J. Salve a Terra. 1991, p. 64)

Assinale a alternativa que contém esses aspectos.

A) Perda de terras agricultáveis, diminuição da fertilidade dos solos e expansão da fronteira agrícola.

B) Perda de terras agricultáveis, desmatamento e criação intensiva de gado bovino.

C) Diminuição da fertilidade dos solos, desmatamento e implantação de canais de drenagem.

D) Desmatamento, expansão da fronteira agrícola e implantação de técnicas de irrigação.

E) Perda de terras agricultáveis, poluição da água subterrânea e desmatamento.

(Video) Geografia: A Organização do Espaço da Região Norte | Brio Educação

Resolução

Alternativa A. Quando a terra não é utilizada de maneira correta na agricultura moderna, ela logo perde suas propriedades químicas e torna-se pobre, diminuindo a sua fertilidade e obrigando as práticas agrícolas a se deslocarem no espaço para encontrar novas áreas.

FAQs

Quais são as principais características da região Norte? ›

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...

Qual a principal atividade econômica da região Norte? ›

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.

Quais são os estados que fazem parte da região Norte? ›

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Qual a origem da região Norte? ›

A região Norte do Brasil começou a se ocupar ainda no processo de colonização, mas um tanto limitada pela mata fechada e rios largos. As primeiras expedições registradas são espanholas. No século XVI, a exploração das terras nortistas aumentou.

Qual é a cultura da região Norte? ›

A cultura da região Norte é marcada pelo folclore, com grandes atrações, como o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Sairé em Santarém (PA), o Círio de Nazaré em Belém (PA), entre outras. Também são notáveis as danças típicas, como as cirandas, a marujada, o carimbó, entre outras.

Qual é a curiosidade da região Norte? ›

a Região Norte abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica. ... a Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, pois ela abriga 100% da Amazônia legal.

O que e a economia da região Norte? ›

A economia da região Norte é baseada no extrativismo vegetal e mineral. É uma das regiões menos industrializadas do país, contudo é a mais rica em termos de biodiversidade natural, por conta da Floresta Amazônica.

O que e produzido na região Norte? ›

A região é considerada uma fronteira agrícola do Brasil, nela são produzidos desde produtos tradicionais, como mandioca, milho e arroz, até de exportação, como a soja, que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta Amazônica, sem contar que áreas ...

Qual o estado mais desenvolvido da região Norte? ›

Foi a região brasileira que apresentou o maior crescimento econômico em um período de oito anos, passando de 4,7% em 2002 a 5,3% em 2010, em concentração do PIB brasileiro. Com um crescimento em volume do PIB de 14,2% e 74,2%, respectivamente, o Tocantins foi o estado que apresentou o maior crescimento em volume.

Qual é a importância da região Norte Pará o nosso país? ›

“A região Norte é uma das cinco regiões político administrativas do Brasil, tem importância relevante, pois abriga a maior biodiversidade do mundo. Essa região é composta por sete estados, e é conhecida por ser o pulmão do planeta Terra.

Qual é a capital da região Norte? ›

Na região Norte as capitais são: Manaus, Belém, Palmas, Porto Velho, Boa vista, Rio Branco e Macapá.

Qual é o tipo de clima da região Norte? ›

O clima equatorial é presente em todos os estados, exceto em algumas áreas do Tocantins, Pará e Roraima. Bastante quente e chuvoso, esse clima permite-nos dizer que não há inverno como nas outras regiões do Brasil.

Como e o sotaque da região Norte? ›

Amazofonia, ou sotaque nortista, é o sotaque encontrado em boa parte dos habitantes da região amazônica (ou seja, a região norte do Brasil) e de seus sete estados. Segundo a geografia da língua portuguesa, o Brasil possui 11 dialetos, sendo esse encaixado como “dialeto nortista“.

Qual e o tipo de vegetação na região Norte? ›

Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.

Quais são os hábitos e costumes das pessoas que vivem na região Norte? ›

A cozinha tradicional do norte do Brasil é rica em mandioca e peixe, herança dos costumes indígenas. A variedade de frutas existentes na região, por sua vez, se destaca na culinária nacional, bem como na internacional. São exemplos o guaraná, o açaí, o cupuaçu e a graviola.

Qual e a religião da região Norte? ›

Segundo a distribuição oficial dos fiéis das principais religiões do Brasil, demonstrada pelo Censo Demográfico, a região norte tem uma população majoritariamente católica, mas também conta com um grande percentual de evangélicos pentecostais e evangélicos de missão, além de um número menor de seguidores de religiões ...

Qual e a dança típica da região Norte? ›

Ela é composta por sete tipos de danças diferentes: o xote bragantino, a zabumba, o retumbo, a valsa, bagre, chorado e mazurca.

Quantas cidades tem na região Norte? ›

O mapa da região Norte do Brasil mostra que ali está concentrada a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que corta seis dos setes estados. Ele sinaliza também que a região é a com menos municípios no país, apenas 450 cidades.

Qual é o tipo de relevo da região Norte? ›

A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.

Quantos estados e capitais tem a região Norte? ›

Os sete estados da Região Norte e suas capitais são:
  • Amazonas (AM) - Manaus.
  • Pará (PA) - Belém.
  • Acre (AC) - Rio Branco.
  • Rondônia (RO) - Porto Velho.
  • Roraima (RR) - Boa Vista.
  • Amapá (AP) - Macapá
  • Tocantins (TO) - Palmas.

Qual é a maior região do país? ›

A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.

Quais são as principais economias da região Norte? ›

Quais são as principais fontes de economia da Região Norte?
  • Extrativismo mineral. O extrativismo mineral é predominante na região Norte do país, especialmente nas cordilheiras do sudeste do estado do Pará. ...
  • Extrativismo vegetal e pecuária. ...
  • Indústria. ...
  • Turismo.
10 Jan 2020

Quais são as principais atividades desenvolvidas na região Norte? ›

A economia da região Norte gira em torno de várias atividades, as principais delas são: agricultura, pecuária, indústria, comércio, turismo e extrativismo.

Quais são os dois maiores centros industriais do Norte? ›

O caráter disperso da população da Região Norte faz com que as atividades econômicas concentre-se nos poucos centros regionais que Server a um maior contingente populacional. No caso da atividade industrial destacam-se os centros urbanos de Santarém (PA) e Rio Branco (AC).

Quais são as três principais formas de relevo da região Norte? ›

Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.

Qual e o estado menos populoso da Região Norte? ›

O estado de Roraima é o menos populoso do Brasil. Sua capital é Boa Vista com população de aproximadamente 300 mil habitantes. Tem como limites o estado do Pará a sudeste, Amazonas a sudeste e oeste; Guiana a leste, Venezuela ao norte e noroeste.

Qual e a cidade mais ao norte do Brasil? ›

🗺️🔝 O ponto mais extremo ao norte do Brasil não fica no Oiapoque, mas no Monte Caburaí, no município Uiramutã, em Roraima. ⬅️ O ponto mais ocidental (oeste) do Brasil fica na nascente do rio Moa, em Mâncio Lima, no Acre. ➡️ O ponto mais oriental (leste) é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, Paraíba.

Quais são os recursos minerais explorados em todos os estados da Região Norte? ›

Os recursos que são explorados em todos estados da Região Norte, exceto o Acre, são o ouro e a cassiterita.

Como vivem na região Norte? ›

O povo do Norte é descendente de índios, portugueses, além dos migrantes oriundos de outras regiões brasileiras, como do Sudeste e do Sul. A população da Região Norte segundo a cor/raça está dividida em pardos (69,2%), brancos (23,9%), negros (6,2%) e índios e amarelos (0,7%).

Qual e o principal rio que banha a região Norte? ›

Bacia Amazônica. Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

Qual e o estado que tem mais habitantes? ›

No ranking dos estados, São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes.

Quais são as principais bacias hidrográficas da região Norte? ›

Na Região Norte do Brasil, há duas grandes bacias, a Bacia Amazônica e a Bacia do Tocantins. A Bacia Amazônica, maior do mundo, é formada pelo rio Amazonas e seus mais de mil afluentes. Com 3.869,953 km de extensão, em território brasileiro, possui 22.000 km de rios navegáveis.

Porque o norte e quente? ›

O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).

Como é o verão na região Norte? ›

Por isso, mesmo com as temperaturas acentuadas, a média termal permanece constante – entre 25ºC e 27ºC, podendo chegar a 35ºC apenas no verão. Já nos momentos de chuva, os índices pluviométricos atingem até 3.000 mm ao ano.

Qual é o nome da floresta que cobre a região Norte? ›

A vegetação predominante na região Norte do Brasil é a Floresta Amazônica. Trata-se de um tipo florestal formado por árvores de grande porte, grande biodiversidade e que ocorre nas faixas tropicais do globo, sendo caracterizado climaticamente pelas altas temperaturas e pelo grande volume de chuvas.

Quais são as variações linguísticas do Norte? ›

1- Moleque doido – Entre as expressões populares mais faladas está a gíria moleque doido, que significa pessoa maluca. 2- Moscô – ou moscar, quer dizer que a pessoa foi pega em flagrante. 3- Ixi – muito usado como exclamação. 4- Égua – é usada para indicar espanto ou admiração.

Qual sotaque é considerado o mais bonito do Brasil? ›

Sotaque mineiro é o mais atraente do Brasil, diz pesquisa de app de paquera
  • Segundo o estudo, feito com quase 2 mil brasileiros pelo Happn, 35% dos participantes se sentem atraídos pelo sotaque mineiro.
  • Já em relação ao tipo de voz, os entrevistados acham mais atraente a voz sexy, aquele tom meio sussurrado.
30 Oct 2021

Que estado fala moço? ›

Minas Gerais. Para o falar de Minas, desvendar as abreviações e palavras aglutinadas é grande parte do desafio: “Moço, eu não faço ideia prondecovô.

Quais são as principais características da região norte do Brasil? ›

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...

Qual e o tipo de clima e vegetação da região norte? ›

Relevo e Vegetação da Região Norte

É considerada a maior Floresta Tropical do mundo. Suas principais características são uma floresta fechada com a presença de árvores altas e pouca vegetação rasteira. O clima é quente e a umidade constante e elevada.

Qual e a maior planície da região norte? ›

As principais feições de planície da Região Norte são: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície do Rio Guaporé e Planícies Litorâneas. Nas planícies, concentram-se as feições mais densas de vegetação e as áreas de alagamento.

Quais são as vestimentas da região Norte? ›

As mulheres usam muitos colares, estampas e sandálias rasteiras. As roupas típícas do Carimbó, dança popular da região norte, também fazem parte do figurino tradicional, com saias coloridas e franzidas, produzidas em cetim ou seda. As rendas e as bijuterias feitas de sementes também são bastante populares.

Quais são os patrimônios culturais da região Norte? ›

Entre os patrimônios imateriais do Norte estão os saberes indígenas, o carimbó e o Círio – celebração religiosa que atrai milhares de fiéis em Belém. Até paisagens naturais foram tombadas enquanto patrimônio, como o belíssimo encontro de águas dos Rios Negro e Solimões.

Quais são as músicas da região Norte? ›

Os principais ritmos do norte são o Carimbó, o Calypso e a Marujada. A Dança do Carimbó é uma manifestação indígena. Essa música tem uma influência do batuque africano. Esse ritmo também tem influência das músicas folclóricas lusitanas, com castanholas na marcação das canções.

Qual é a principal característica da região Nordeste? ›

A região Nordeste do Brasil apresenta particularidades que a diferencia de outras regiões. Apresenta clima em sua maioria tipo semiárido, em que apresenta como principais características: solos rasos e pedregosos, estacionalidade climática acentuada, elevada taxa de evapotranspiração e relevo variável (ARAÚJO, 2011).

Quais são as principais características da região Sul? ›

Aspectos físicos: A Região Sul é a mais fria do Brasil, sendo de clima subtropical. Suas principais formações vegetais são a Mata Atlântica, as Matas de Araucárias e Matas Ciliares. Suas formações de relevo são planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico.

Quais são as características físicas da região Nordeste? ›

É uma região com muitos planaltos, depressões e planícies, sendo estas últimas encontradas no litoral nordestino. Os planaltos e as depressões ocupam todo o interior. O Planalto da Borborema localiza-se nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Quais são os principais tipos de vegetação da região Norte? ›

Vegetação da Região Norte do Brasil
  • Mata de igapó
  • Mata de várzea.
  • Nata de terra firme.
  • Floresta semiúmida.

Quantos estados e capitais tem a região Norte? ›

Os sete estados da Região Norte e suas capitais são:
  • Amazonas (AM) - Manaus.
  • Pará (PA) - Belém.
  • Acre (AC) - Rio Branco.
  • Rondônia (RO) - Porto Velho.
  • Roraima (RR) - Boa Vista.
  • Amapá (AP) - Macapá
  • Tocantins (TO) - Palmas.

Quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Nordeste? ›

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

Qual a economia da Região Sul do Brasil? ›

Região possui economia forte na agricultura e pecuária

A economia da Região Sul do Brasil, formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é separada em alguns setores, sendo eles: agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.

Qual é a região do Nordeste? ›

A região Nordeste é formada por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe. Como possui grandes proporções de terra, foi separada em quatro pontos: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

Qual é o tipo de vegetação no Nordeste? ›

A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, Mata Atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais.

Qual e o tipo de clima da região Norte? ›

O clima equatorial é presente em todos os estados, exceto em algumas áreas do Tocantins, Pará e Roraima. Bastante quente e chuvoso, esse clima permite-nos dizer que não há inverno como nas outras regiões do Brasil.

Qual e a base da economia da região Nordeste? ›

A economia da Região Nordeste é baseada na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio, nas atividades turísticas, entre outras.

Qual e o tipo de clima predominante na região Norte? ›

O clima equatorial predominante na região Norte é proveniente de diversos fatores, mas o principal é a localização geográfica.

O que e a economia da região Norte? ›

A economia da região Norte é baseada no extrativismo vegetal e mineral. É uma das regiões menos industrializadas do país, contudo é a mais rica em termos de biodiversidade natural, por conta da Floresta Amazônica.

Qual e o bioma da região Norte? ›

A região norte do Brasil possui biomas diversificados, envolvendo áreas de cerrado, campos e vegetação litorânea, entretanto seu clima é altamente influenciado pela floresta amazônica, representante de mais da metade da floresta remanescente em todo o mundo e também da maior concentração de biodiversidade.

O que e o relevo da região Norte? ›

Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies.

Videos

1. Aula de Geografia: REGIÃO NORTE
(Barão do Pirapora)
2. REGIÃO NORTE: ASPECTOS NATURAIS - RELEVO, CLIMA, HIDROGRAFIA, VEGETAÇÃO
(Quadro Livre)
3. Região Norte: Características populacionais – Geografia – 7º ano – Ensino Fundamental
(Canal Futura)
4. Região Nordeste - Toda Matéria
(Toda Matéria)
5. O QUE É URBANIZAÇÃO? RESUMO E CONCEITOS | QUER QUE DESENHE?
(Descomplica)
6. Geografia da Índia - Brasil Escola
(Brasil Escola)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Twana Towne Ret

Last Updated: 01/28/2023

Views: 5713

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Twana Towne Ret

Birthday: 1994-03-19

Address: Apt. 990 97439 Corwin Motorway, Port Eliseoburgh, NM 99144-2618

Phone: +5958753152963

Job: National Specialist

Hobby: Kayaking, Photography, Skydiving, Embroidery, Leather crafting, Orienteering, Cooking

Introduction: My name is Twana Towne Ret, I am a famous, talented, joyous, perfect, powerful, inquisitive, lovely person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.